Quatro passos para a melhoria constante na gestão

Uma organização preocupada com sua gestão está sempre em busca de melhorias. A tarefa é desafiadora, mas olhar sistematicamente para a organização para proporcionar seu desenvolvimento sustentável e de sua gestão, são tarefas de poucas empresas brasileiras.

Para as empresas interessadas na melhoria de sua gestão, bem como de sua competitividade, independente de seu tamanho, é preciso que os principais dirigentes, gestores e empreendedores estejam sensibilizados com o novo desafio. Olhar para a organização como um organismo em constante evolução é o primeiro passo para sua sustentabilidade e desenvolvimento.

O passo seguinte é capacitar a equipe de colaboradores para desenvolver um olhar interessado e profundo sobre a nova forma de gerenciar a empresa, assim como desenvolver a melhor maneira de implementar um novo modelo de gestão dentro da organização. Um modelo baseado em indicadores e metas.

Conhecer profundamente a organização é tarefa da equipe formada. Compreender todos os processos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria são tarefas desta equipe.

Planos de ação são desenvolvidos para que momentos oportunos sejam aproveitados e que as oportunidades de melhorias sejam trabalhadas. Cada plano de ação deve ter um responsável, um indicador de desempenho e metas para melhor controle de cada ação.

Periodicamente todo este processo deve ser refeito. Um processo que pode ser melhorado com novos membros na equipe, dado que novas ideias surgem para que seja possível a melhoria constante dos processos de gestão, além do aprendizado constante.

Wilciney Villan – CRA-SC 26.947 – mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador, sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business e professor universitário.