Por Willians Biehl
Com a presença do prefeito Rogério Frigo (PSDB), primeira sessão ordinária do ano aconteceu na noite dessa terça-feira.
Nessa terça-feira, 19, a Câmara de Vereadores de Nova Veneza, sob o comando do vereador César Augusto Pasetto (PSDB), iniciou os trabalhos legislativos, na pauta, projetos de lei que irão influenciar a economia do município, a vida dos neovenezianos, e até o bem-estar dos animais de estimação.
Aproveitando a presença do prefeito e secretariado na Casa, o vereador Dado Ghislandi (MDB), pediu para que o gestor retome o projeto de implantação do saneamento básico no município, além da atualização do Plano Diretor. “Não adianta a gente falar em nova gôndola, enquanto não tivermos saneamento básico e um bom plano diretor para nossa cidade, pois isso sim é um indicador de um bom desenvolvimento”, argumentou o vereador.
O vereador Aroldo Frigo Junior (PSDB), apresentou um projeto de lei, que pretende dar ao pequeno produtor rural, microempreendedor individual e pequenas cooperativas do município, tratamento especial nas licitações da prefeitura. “O dinheiro público circulando no município, é importantíssimo para gerar empregos e ajudar nossa economia,” afirmou Aroldo.
Já o vereador Edaltro Bortolotto (PSDB), pediu urgência, na colocação de drenos de 1,20m e também na limpeza de um canal localizado no bairro Jardim Florença. Bortolotto também apresentou o projeto de lei 004/2019, que pretende proibir em todo município, a utilização de fogos de artifício que causem efeito sonoro ruidoso, permitindo apenas o uso dos fogos que causem somente efeito visual, ou de barulho de baixa intensidade. Para o vereador a medida é necessária para proteção de animais domésticos, principalmente cães, que ao escurarem o som dos fogos, ficam bastante desorientados.
Também visando proteger e fomentar a economia do agronegócio do município, o vereador Edgar Preis (PP), solicitou que a prefeitura faça aquisição de sementes de aveia e azevém, prioritariamente em empresas ou cooperativas agropecuárias de Nova Veneza. Para o vereador, a medida fortalece o comércio da nossa cidade.
Claiton Zanzi, vereador pelo MDB, solicitou que o município retome as obras de drenagem do Loteamento Panatto, no distrito de São Bento Baixo. Preocupado com a saúde dos moradores, Zanzi pediu ainda a construção de uma cerca ao redor da Unidade Básica de Saúde do distrito de São Bento Baixo. Segundo ele, a medida irá evitar que animais de rua durmam na entrada da unidade.