Projeto estimula compostagem em Nova Veneza

O trabalho integra o projeto “Reciclando +” que pretende tornar o município referência na coleta seletiva de resíduos sólidos.

Conforme o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos do município, aproximadamente 70 toneladas por mês de lixo orgânico são levados a aterros sanitários. Para dar a destinação correta a estes resíduos, o angolano Carlos Barros, bolsista da prefeitura, elaborou um projeto de compostagem que será realizado nas oito escolas municipais de Nova Veneza.

Conforme o secretário de educação, Arcângelo Nuerngerg, algumas escolas já realizam a compostagem em pequena escala. O objetivo do prefeito Evandro Gava com esse projeto é ampliar e profissionalizar este trabalho. “Nossa intensão é criar centros de compostagem que poderão posteriormente efetivar parcerias com a comunidade para comercializar os fertilizantes produzidos, gerando renda para a escola”, explicou.

O projeto seguirá em etapas, como explicou Carlos. “Na próxima semana começaremos as visitas onde serão mostrados modelos de composteiras e analisado o que melhor se encaixa em cada escola. Após isso serão feitas palestras e oficinas práticas”, afirmou.

Flávia Bortolotto

Projeto estimula compostagem em Nova Veneza