Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic

Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic
Por Deize Felisberto

Uma das reuniões realizadas nesta terça-feira contou com a presença do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, que se comprometeu a estudar a possibilidade de parceria para viabilizar as obras solicitadas

O projeto do Porto Seco, conhecido como a Cidade dos Transportes, foi pauta de duas reuniões nesta terça-feira, 29, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), uma realizada pela manhã e outra à tarde, dessa vez, com a participação do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. Na pauta, a reivindicação de melhorias no acesso e pavimentação das ruas do local.

“Antes de mais nada, precisamos definir o valor, para termos uma conversa mais palpável. Vamos levantar os custos e estudar a possibilidade de parceria”, afirmou o secretário.

Ele apontou a necessidade de providenciar o projeto. “A Câmara de Vereadores abraçou essa pauta, o prefeito Clésio Salvaro nos explicou que há outras prioridades, mas se dispôs a ajudar, e os empresários também estão dispostos a dar sua contribuição”, ressaltou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

“Como nós temos a usina de asfalto, o município poderia investir na capa asfáltica”, sugeriu a secretária de Infraestrutura de Criciúma, Kátia Smielevski. “Estamos buscando pavimentar mil ruas e vamos buscar recursos para pavimentar outros distritos industriais”, informou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul de Santa Catarina (Setransc), Lorisvaldo Piuco, ressaltou a importância da obra. “Precisamos da pavimentação para alavancar o projeto. Foi uma promessa no passado e não aconteceu. As empresas estão esperando essa pavimentação para se instalar e poder gerar emprego e renda”, frisa Piuco.

Comissão

O pleito foi tema de uma audiência pública realizada pelo Legislativo de Criciúma na última sexta-feira (25), conforme proposição da Comissão de Obras da Câmara. O encaminhamento dado a partir da reunião foi a formação de comissão entre os poderes Legislativo e Executivo (municipal e estadual), Setransc, Acic e a Ferrovia Tereza Cristina.

Caberá ao grupo encaminhar os trâmites para que sejam arrecadados fundos para custear as reformas e pavimentação do acesso ao Porto Seco. “Precisamos arrecadar cerca de R$ 6 milhões. Tenho certeza que podemos conseguir unindo forças do empresariado e também por meio de emendas parlamentares, tanto de nossos deputados estaduais quanto dos federais”, diz o presidente da Comissão de Obras da Câmara de Criciúma, vereador Salésio Lima.

“Temos a possibilidade de, pelo menos, três mil empregos, que significam muito para a cidade. Essa é uma ‘briga’ assumida por todos nós, 17 vereadores de Criciúma, e que, até o final desta Legislatura, vamos fazer acontecer”, compromete-se o presidente da Casa, Miri Dagostin

Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic
Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic

Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic
Projeto do Porto Seco pauta encontros na Acic