Programa Protetor Ambiental é apresentado para Secretaria de Educação e Fundave

Programa Protetor Ambiental é apresentado para Secretaria de Educação e Fundave

Por Cris Freitas

A Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave) e a Secretaria de Educação receberam em reunião, essa semana, representantes da Policia Militar Ambiental (PMA) de Santa Catarina.

O comandante, 2° tenente Flávio Andrade Lopes e o cabo Leandro Ghellere, do pelotão de Maracajá, trouxeram para discussão a implantação do Programa Protetor Ambiental (Proa), para Nova Veneza no ano letivo de 2020.

O Proa tem como objetivo a educação e formação de adolescentes da rede pública e privada de ensino com questões relacionadas ao meio ambiente, visando disseminar conhecimento aos adolescentes na faixa etária entre 12 e 14 anos, através de atividades teóricas e práticas. As ações são desenvolvidas e coordenadas por policiais militares ambientais, e também convidados de outras instituições.

Para realizar o programa, são fornecidos pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), com recursos do Ministério Público Estadual (MPSC), uniforme, boné, cantil, botas de couro, agenda e material didático.

A corporação também se responsabiliza pelos profissionais para ministrar as aulas e saídas de estudos. A Administração Municipal fica responsável pelo transporte e lanche dos participantes. Caso seja formalizado, as aulas seriam semanais, no contra turno escolar, conforme programação do ano letivo.

Para ingressar no Proa, os alunos terão que realizar um teste teórico aplicado pela PMA nas escolas municipais. A avaliação é formada por questões ambientais e classificará os 30 melhores alunos para participarem do programa.

Após a apresentação, a Administração Municipal colocou-se a disposição para ser parceira do projeto, visando a disseminação do conhecimento sobre meio ambiente para os alunos do município.

Programa Protetor Ambiental é apresentado para Secretaria de Educação e Fundave