Por Cris Freitas

Os produtores de Nova Veneza ganharam materiais para colocar em prática o programa de melhoramento genético do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura.  

Na manhã desta quarta-feira, 4, foi entregue nitrogênio líquido e sêmen bovino e o kit de trabalho para inseminação artificial das raças Jersey, Holandês e Angus. O investimento foi de mais de R$ 12 mil reais.

Após a capacitação de novos inseminadores, os quatro profissionais estão aptos para atender a demanda dos produtores de gado de leite e corte. Outro diferencial é a possibilidade de ampliação dos horários de atendimento, durante a semana e, aos finais de semana.

“Nós vamos mudar a genética do gado de corte e de leite. Vamos fazer reuniões com todos os produtores de leite. E com esses novos profissionais iremos atender a demanda de inseminação no município”, afirmou o secretário de agricultura, Eloir Minatto, o Biro Biro.

De acordo com o prefeito Rogério Frigo a atividade de bovinocultura de leite também movimenta economicamente o município. “O objetivo é que no futuro tenhamos animais adaptados à região, com bons aprumos e mais produtivos. Nós estamos dando condições de trabalho com a capacitação técnica para os novos inseminadores. E iremos ter um melhoramento genético em Nova Veneza”, ressaltou.

Os atendimentos para os serviços de inseminação devem ser agendados pelo telefone (48) 3436-5273. Os serviços são gratuitos, somente são cobradas uma taxa de deslocamento às propriedades.