Produzido na quarentena, vídeo mostra o talento da Camerata Di Venezia

Apresentação, gravada em muitas mãos, contou com a participação de dois músicos de renome nacional.

Nem as dificuldades impostas pelo isolamento social durante a pandemia fizeram com que a Camerata Di Venezia deixasse de se apresentar. Executando a obra em três movimentos do compositor veneziano Antonio Vivaldi, “O Inverno” das famosas “Quatro Estações”, os músicos produziram um vídeo de alta qualidade, gravado das casas de cada integrante.

No audiovisual, a Camerata ainda conta com a participação especial de dois dos mais consagrados músicos atuantes no Brasil, o violinista italiano Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra sinfônica do Estado de São Paulo, e o cravista Fernando Cordella.

“Baldini participou de uma das nossas reuniões virtuais a convite do nosso maestro Luiz Fernando São Thiago e após esse encontro, houve uma aproximação na relação com o nosso maestro e com a Camerata. Ele, muito querido e muito humano, se encantou com a orquestra e aceitou o convite para participar deste trabalho”, conta o coordenador e violinista da Camerata Di Venezia, Moisés de Souza.

Para o coordenador, a produção do vídeo orquestral no momento de isolamento social foi um empreendimento complexo e de grande esforço por parte de todos os envolvidos. “São necessárias definições musicais de interpretação e execução musicais precisas e claras a fim de que cada instrumentista possa gravar em casa sua parte de forma que seja possível juntá-las de forma precisa posteriormente. Esse trabalho é resultado de inúmeros encontros virtuais e de estudo individual dedicado”, completa.

Para a realização do vídeo, foram realizadas reuniões online semanais ao longo de seis meses. “Além de ser histórica, a realização deste audiovisual será fundamental para a divulgação do trabalho realizado pela orquestra, haja visto que a participação de músicos tão importantes causa uma grande repercussão a nível nacional”, finaliza Souza.