Primeiro milagre de Jesus, resgatar a felicidade individual e coletiva no ser humano filho/a de Deus

Queridos, depois de um breve momento, voltamos a escrever. Como diz São Paulo, ai de mim se eu não falar de Jesus. Que o ardor evangelizador possa crescer cada vez mais em nossos corações e no seio de nossas famílias. Neste sentido, tenho que frisar a seriedade deste folhetim eletrônico no sentido de abrir um espaço para a reflexão da Palavra de Deus. Que todos os leitores deste jornal possam fazer a experiência personalizada da misericórdia divina, característica essencial reveladora de quem é o nosso Deus. Um grande autor disse, não podemos falar do sol, mas podemos falar de seus reflexos. Portanto, por meio de Jesus, sabemos que a misericórdia é um dos reflexos divinos.

Em relação à Palavra de Deus do domingo passado, temos que recordar São João que disse que a transformação da água em vinho, nas bodas de cana, foi o primeiro milagre que Jesus realizou.

Lembremos que no tempo do advento, a Igreja Católica lembrava a todos cristãos que estes têm um Deus que faz uma promessa e que a cumpre, em Jesus. Por isso, no dia 25 de dezembro celebramos o Natal (de Jesus). Deus cumpre sua promessa se fazendo um de nós – Emanuel (Deus conosco); neste dia, escutamos os Anjos anunciando aos pastores que lhes tinha nascido o Salvador e que este estava envolto em faixas, deitado numa manjedoura – glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amado.

Nos domingos seguintes, vimos que, na Sagrada Família, José e Maria nos mostram quem é Jesus; depois, vimos, na epifania, que os reis do Oriente vieram adorar Jesus e oferecer presentes (ouro – pela realeza, incenso – pela divindade e mirra – pela paixão e morte a ser sofrida pela humanidade). Todos falando de Jesus. No Batismo, quem fala é o próprio Deus – o Pai falando do Filho, na graça do Espírito Santo.

Do fim do mês de novembro até o domingo passado, tivemos texto que nos apresentavam quem é Jesus. No domingo passado, ainda temos Jesus como personagem principal, porém, agora, como protagonista. Ele começa a falar e agir.

Primeiro milagre de Jesus foi realizado numa festa de casamento – as bodas. Festa, e de casamento, é lugar de extravasamento de felicidade. Neste milagre está “micro representado” o objetivo pelo qual Deus criou o ser humano, para entender, neste primeiro evento de Jesus, vemos que Ele veio para recuperar o ser humano na sua natureza, a qual consiste em ser feliz. A felicidade é um dos atributos de Deus, portanto também do ser humano criado a sua imagem e semelhança. Porém, para que esta felicidade seja possível é necessário ouvirmos o que Maria, mãe de Jesus e nossa, disse: fazei tudo o que Ele vos disser. Ou seja, você quer ser feliz faça tudo o que Jesus lhe disser. Não há outro cominho para a verdadeira felicidade. Todas as outras propostas de felicidade não passam de artifícios, chamam a atenção, mas… passam logo. A obra de Jesus não é assim, porque está enraizada no profundo do ser humano e, ainda, é uma proposta, ou seja, o indivíduo tem que desejar – a emoção é mais profunda que a razão. Pascal já disse: no coração há razões que a própria razão desconhece. A proposta de Jesus consiste no fato do ser humano se abrir para a graça; Deus faz, mas quer que o agraciado participe desta atividade divina.

Muitas são as propostas de felicidade, mas somente uma lhe faz realmente feliz, a de Jesus.

Tenha uma semana abençoada e feliz.

Frei Marcos.