Presidente da Câmara denuncia lombadas irregulares

Na última terça-feira, 1, foram instaladas duas novas lombadas no bairro Bortolotto em Nova Veneza. Uma em frente a empresa JBS e outra em frente a madeireira Bortolotto. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Gava, as lombadas estão irregulares. O problema, conforme Gava, não é o local onde elas foram instaladas, e sim o padrão que foi utilizado.

Conforme o Conselho Nacional De Trânsito (Contran), as lombadas podem ser instaladas apenas em locais que apresentem ausência de curva ou interferência que comprometa a visibilidade do dispositivo, além disso, vários outros padrões da legislação foram ignorados. “A legislação é clara, esse tipo de lombada é para condomínios, e não rodovias. A Lei não permite esse tipo de lombada, ainda mais uma delas estando localizada bem próximo a uma curva” afirmou o presidente.

Sobre o tipo de lombada utilizada, também fica o questionamento.

As lombadas de plástico ou borracha, as chamadas lombadas práticas, tem como objetivo limitar a velocidade dentro de locais como estacionamentos de parques, shoppings e condomínios. Não é ideal para o trânsito do local, que tem grande ocorrência de tráfego de veículos pesados.

Outro problema observado é o barulho gerado pelo contato das rodas dos veículos com o dispositivo, que instalado próximo à residências acaba gerando poluição sonora e incômodo aos moradores.

Redação Portal Veneza

  • Presidente da Câmara denuncia lombadas irregulares
  • Presidente da Câmara denuncia lombadas irregulares
  • Presidente da Câmara denuncia lombadas irregulares