Prefeituras estão autorizadas pelo MEC, a fechar creches nas férias

O Ministério da Educação homologou pareceres do CNE (Conselho Nacional de Educação) que defendem o fechamento de creches e pré-escolas em períodos de recesso ou férias. O posicionamento do órgão foi solicitado originalmente em 2011 pela secretaria de Educação da cidade de São Paulo. Na ocasião, o relator do processo foi o conselheiro Cesar Callegari, atual secretário da pasta.

Necessidades de atendimento a crianças em dias ou horários que não coincidam com o período de atividades educacionais (…) deverão ser equacionadas segundo os critérios próprios da assistência social e de outras políticas sociais, como saúde, cultura, esportes e lazer, em instituições especializadas na prestação desse tipo de serviços, afirma trecho de parecer homologado hoje. O texto, embora trate de questionamento de um único Estado, pode ser usado como uma norma em todo o país.

Histórico

Em 2007, a Defensoria Pública de São Paulo propôs ação civil pública para garantir a abertura as creches durante o período de férias. Na ocasião, os defensores afirmaram que as creches também possuem um caráter de assistência social e, por isso, são caracterizadas como um serviço essencial, que deve ser contínuo e ininterrupto.

[O CNE], em concordância parcial com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, não desconhece a necessidade primeira das famílias que precisam de espaços seguros funcionando diuturnamente e sem recesso ou férias. No entanto, entende que o município pode criar, por meio de suas diversas Secretarias, ações que propiciem um atendimento de qualidade às crianças que assim necessitarem, no lapso do recesso e das férias, afirma trecho do parecer.

Agência Brasil

Prefeituras estão autorizadas pelo MEC, a fechar creches nas férias

10 Comentários

  1. KKKKK…. NÃO NÃO SEM COMENTÁRIOS…… É INACREDITÁVEL. O QUE SE PLANTA SE COLHE… É DIFICIL CULTIVAR UM CERTO TIPO DE PLANTAÇÃO POR ANOS EM UMA TERRA E DE UMA HORA PARA OUTRA, SEM TRATAR E PREPARAR A MESMA, COMEÇAR A CULTIVAR OUTRA PLANTAÇÃO TOTALMENTE DIFERENTE…. BEM PROVAVEL QUE ESSA NÃO VENHA A SE DESENVOLVER. SÓ COM O TEMPO PARA TER UMA BOA QUALIDADE EM TODOS OS ÂMBITOS.

  2. …já tinha conhecimento desta matéria há mais ou menos uns 15 dias. Eu acredito que as empresas se "quiserem " se adaptem ao funcionamento das creches públicas municipais e, não o poder público municipal adaptar-se as necessidades das empresas. Férias é um direito do Professor,,,, 45 dias!
    Rodizio, tá por fora,,,,,,, queremos nossos direitos adquiridos preservados e ampliados e, não BOICOTADOS. Professores das creches, vamos fazer valer nossa força, acima de tudo nossos direitos. Rodízio significa: um professor fica em recesso e seus alunos passam para outra sala, ou melhor para um depósito,,,,,,, provisório, mas depósito. Cadê a qualidade? Cadê a humanização que tanto está sendo pregada,,,,,, rsrrsrsr.