Por Antonio Rozeng

Os prefeitos da região da Amrec participaram esta semana do Congresso de Prefeitos 2019. O evento é o mais importante da municipalidade catarinense, e que foi realizado esta semana (24 até 26), na Arena Petry, em São José, na grande Florianópolis. Um dos principais temas debatidos no evento é a inovação e o pacto federativo.

Na abertura, o presidente da Fecam, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, dividiu o palco com a robô Snow, mostrando a preocupação do evento deste ano em apresentar inovação e tecnologia para a gestão pública por meio de experiências reais. Ponticelli e a robô conversaram animadamente e Snow demonstrou desenvoltura – perguntou, respondeu e arrancou risos da plateia. Os robôs Snow e Sanbot (da empresa XRobô), que circularão pela Arena Petry nos três dias, fazem parte da extensa e diversa programação do Congresso.

A discussão sobre o Pacto Federativo e a distribuição de recursos para os municípios, foi um dos temas abordados, que contou com a palestra do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, ainda no primeiro dia, com o tema “Pacto Federativo: Análises sobre os grandes temas de repercussão para os municípios”. Durante o evento, temas como a Reforma da Previdência e Tributária, cenários econômicos, reestruturação de programas nacionais, leis e normativas também foram abordados nos debates.

Estiveram em pauta ainda nos painéis a saúde – com as prioridades para atenção básica – e sobre a educação, que debateu sobre o uso da tecnologia nas escolas. “Precisamos conhecer adquiri e conhecer melhor todas essas tecnologias que devem melhorar a eficiência da gestão pública, que é um dos eixos do nosso debate. Serão três dias de novos conhecimentos, de troca de informações e de experiências exitosas”, ressalta Ponticelli.

Com o tema “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”, o evento deste ano foi formatado em três eixos de debates: “Conversas de Impacto e Inovações”; “Cidades em Rede e Redes de Inovação”; e “Gestão Eficiente”. Além da reformulação do congresso para torná-lo mais dinâmico e interativo, a programação prioriza os temas que tratam de tecnologia e inovação. A ideia é agregar eficiência na prestação de serviços pelos municípios e promover a troca de experiências bem-sucedidas entre os gestores.