Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Por Cris Freitas

O Prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo assinou um decreto para a formação de um Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus  COVID- 19, na manhã desta sexta-feira, dia 13, em Nova Veneza.

Estiveram reunidos a Secretária Municipal de Saúde Maristela Vitali Cúnico, a primeira-dama e presidente de honra da Afave, Sidnei Vitória Ghellere Frigo, a Neni, a gerente de Atenção Básica, Cleidinei Policarpi, o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo, a Secretária Municipal de Educação, Teresa Spilere Marangoni, o Diretor Municipal de Esportes, Hériton Sandrini e a gestora de Assistência Social, Janaina Policarpi para discutir o andamento das ações de prevenção.

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem. A partir de hoje, Governo Municipal estará em monitoramento e planejamento estratégico de ações continuamente.

A população será informada diariamente de forma oficial pelo site, comunicados ou redes sociais, evitando as fakenews.

Entre as ações determinadas durante a reunião é a suspensão de atividades com os grupos de Terceira Idade. “Em virtude dos idosos serem um grupo de risco resolvemos cancelar as atividades com a Terceira Idade. Já a equipe da secretaria municipal de saúde montou uma estrutura no Hospital São Marcos, onde as pessoas que tenham sintomas podem coletar material para ser encaminhado ao laboratório.

Todas essas medidas são de prevenção e acatando a determinação da Secretaria de Estado de Saúde. A população precisa ter cautela, manter as medidas de prevenção, pois todos os encaminhamentos necessários estão sendo feitos”, afirmou a secretária municipal de saúde, Maristela Vitali Cunico.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Abel Araújo destacou que o município também está adotando alguns critérios para as pessoas que estão de viagem ao exterior e retornaram a Nova Veneza. “Quem chega ao Brasil, no aeroporto é feita uma triagem pela equipe de saúde. O nosso método de contingência orientado pela Secretaria de Estado de Saúde à equipe técnica de vigilância é uma visita domiciliar, assim que esta pessoa chegue em sua residência para ser detectado possíveis sintomas. A orientação é que esta pessoa fique em isolamento social em seu próprio domicílio por 14 dias sem receber visitas de familiares, sem frequentar locais públicos e ambientes fechados de grande aglomeração de pessoas”, revelou.

Prevenção

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel. Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir. Evite aglomerações se estiver doente. Mantenha os ambientes bem ventilados. Não compartilhe objetos pessoais.

Em caso de suspeita, ligue para (48) 3436-1345 Vigilância Epidemiológica ou (48) 99115-8863.