Um bom público participou, na quinta-feira, 29, da solenidade de inauguração da Praça do Bairro Bortoluzzi, que recebeu o nome de “Victor Gava”, em Nova Veneza. 

A obra conta com uma academia ao ar livre, bicicletário, pergolado, playground com grama sintética, pista de caminhada, iluminação e reforma total da pista de skate. O investimento por parte do poder público foi de mais R$ 150 mil.

O vereador César Pasetto, autor do projeto de lei que denominou o espaço, emocionado, falou da alegria de estar integrando a obra que foi um compromisso dele e do colega Aroldo Frigo Júnior. “É uma alegria entregar essa obra para os moradores do Bairro Bortoluzzi. Alegria maior ainda poder denominar e homenagear ao Tio Vito. É uma homenagem mais que merecida. O Tio Vito nos deixou um grande legado”, destacou.

O vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere, fez seu pronunciamento em nome da família. “O Tio Vito deixou um legado muito bom para toda a sua família. “O Tio Vito era uma referência na nossa família. Um homem como estava no seu currículo, centrado nas três principais bases da vida: família, trabalho e fé. Um bom marido, um bom pai, um amigo de todos. Ele foi pioneiro da tradição gaúcha em nosso município, um apaixonado pelo tradicionalismo. Podemos ressaltar que Victor Gava era uma espécie acervo “memória viva”, pela sua personalidade e convivência deu-lhe autoconhecimento por ter passado por várias gerações, desde muitos imigrantes viventes com quem conviveu nos seus 83 anos de vida, até as mudanças desta era moderna”.

Para o deputado estadual Rodrigo Minotto participar de um evento que presenteia a cidade com uma obra que leva o nome do Tio Vito é fantástico. “Todos nós quando partimos deixamos uma história. E o tio Vito era uma pessoa simples, honesta que nos ensinou a aprender e compreender as suas atitudes. Esta é uma justa e digna homenagem”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Rogério Frigo enalteceu a homenagem feita ao saudoso Victor Gava. “É um momento de muita emoção poder homenagear com o nome desta praça um homem que muito contribuiu para a história de Nova Veneza. E ainda poder cumprir com um compromisso assumido com os moradores do bairro Bortoluzzi que recebem esta praça com academia, playground, bicicletário, pista de caminhada e a pista de skate reformada totalmente. E o melhor com a participação da comunidade no projeto para discutir as necessidades do bairro. E vamos entregar outras praças como esta no Bairro Eliza e São Bento Baixo. Também já começaram inúmeras obras que estão em andamento como os parques industriais, pavimentações e outras”.

Cris Freitas