A medida será adotada em cumprimento à legislação.
Em cumprimento à legislação eleitoral o Portal Veneza suspenderá, no período de 9 de julho até 7 de outubro, seus perfis nas seguintes redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. A medida poderá ser estendida até 28 de outubro, caso haja segundo turno das eleições.
O motivo da decisão foi a impossibilidade técnica de monitorar e moderar, durante 24 horas do dia, antes da publicação, as áreas de comentários e interatividade das redes sociais. De acordo com a legislação eleitoral, a responsabilidade por eventuais comentários e imagens que possam ser caracterizados como campanha eleitoral é do gestor da página – que poderá arcar com multas superiores a R$ 30 mil por infração, além de responder a processo na Justiça Eleitoral.
Pelas mesmas razões e no mesmo período, o Portal Veneza vai ocultar as áreas de comentários dentro do próprio site e também no YouTube. O uso de fotos (mesmo as de arquivo), imagens e vídeos, inclusive de conteúdos jornalísticos, que contenham logomarcas, slogans, anúncios, painéis e qualquer conteúdo de natureza similar de governos ou de programas de governo também estão proibidos.
As sessões da TV Câmara do legislativo de Nova Veneza, que são retransmitidas pelo Portal Veneza no Facebook, passam a ser exibidas somente pelo YouTube, na capa principal do portal, ou na seção do menu “TV Câmara”.