Portal Veneza inicia produção de documentários sobre a história de Nova Veneza

O Portal Veneza deu início neste segundo semestre de 2012 a produção de uma série de documentários sobre a história de Nova Veneza e região. O objetivo principal do projeto, é resguardar a história através de narrativas feitas por pessoas que viveram partes importantes da história de Nova Veneza.

“Nossa proposta é documentar a história destas pessoas, para que possamos ter um rico acervo áudio visual para fonte de conhecimento da atual e futuras gerações.” Afirmou o idealizador do projeto Willians Biehl.

O primeiro episódio gravado e que está sendo editado, é com a Sr.ª Lídia Bortoluzzi de 99 anos, contando fatos sobre sua vida e do início do comércio e industrialização de Nova Veneza.

O projeto é em parte financiando com recursos recebidos por meio dos “Amigos do Portal”, onde foram adquiridos equipamentos como câmera de alta definição, microfones profissionais, softwares e equipamentos de edição. Cada vídeo terá aproximadamente 20 minutos de duração, a um custo aproximado de R$ 4 mil cada. A meta do projeto é produzir até dezembro de 2013, doze documentários que serão distribuídos gratuitamente através da internet.

Colabore

Se você quiser indicar um personagem para ser documentado entre em contato no e-mail atendimento@portalveneza.com.br ou no telefone (48) 9921-8900.

Você ainda pode colaborar com o Portal Veneza apoiando o projeto com R$ 50 mensais, sendo um “Amigo do Portal”, recebendo ainda uma série de serviços essenciais para você ou sua empresa.

Redação Portal Veneza

Portal Veneza inicia produção de documentários sobre a história de Nova Veneza
O primeiro episódio que inclusive já foi gravado e está sendo editado, é com a Sr.ª Lídia Bortoluzzi de 99 anos, contando fatos sobre sua vida e do início do comércio e industrialização de Nova Veneza.

4 Comentários

  1. Giuseppe, Giovanni e Humberto, descendentes de Bortolo Bortoluzzi e Antonia de March, deram origem à Família Bortoluzzi, no Brasil. São originários de Soverzene – Belluno – Italia. Humberto nasceu no Brasil. Afirma-se que foi o primeiro filho de imigrantes italianos, nascido na Região Sul Catarinense! Casou-se com Constância Garbelotto. (Neste Portal, há um artigo sobre Humberto Bortoluzzi). Humberto e Constância são os pais da entrevistada, Sra. LÍDIA BORTOLUZZI, que teve onze irmãos: Júlia, casada com Inocêncio Costa; Adolfo, casado com Elza Ghizzo; Ana , casada com Ivan Villar Rabello; Afonso, casado com Elza Paim; Otávio; Júlio; Noêmia, casada com João Estácio Queioroz Silva; Arina , casada com Milton Paladini; Norma, casada com Paulino Búrigo; e Aldo, casado com Nilza Diniz e, posteriormente, com Terezinha Salvian dos Santos. D. LÍDIA casou-se com seu primo, SÍLVIO, filho de Giovanni Bortoluzzi e de Adélia Pessi.Tiveram cinco filhos: Denir Constância , Miriam , Márcio, Cleide Regina e Márcia. Fomos vizinhos, na rua Cônego Miguel Giacca, por quase meio século. Bons vizinhos, super educados e solidários. A denominação de Praça Humberto Bortoluzzi, à praça central de Nova Veneza, foi de iniciativa (projeto de lei) de nosso pai, Aquilino Luís Cirimbelli, quando Vereador em Criciúma. É a primeira denominação formal de logradouro público em Nova Veneza, coja lei foi sancionada pelo então Prefeito Municipal de Criciúma, Addo Caldas Faraco (matéria já publicada neste Portal).

  2. Excelente proposta. Longa ou curta, antiga ou recente, a história é feita de fatos. O registro destes fatos, a qualquer tempo, constitui um bem imaterial inestimável, que o tempo se encarrega de valorizar. Com certeza as gerações atuais e futuras saberão dar valor a estes registros. Parabéns ao Portal Veneza pela iniciativa.

  3. Aprovo plenamente a ideia de registrar atraves de testamentos a historia da nossa terra e a Dona Lidia Bortoluzzi, nos seus quase 100 anos, com certeza pode contar muitos detalhes, vividos com um grande espirito publico, o saudoso Silvio Bortoluzzi. Lembro que, ainda menino, ele nos levava no seu caminhao para jogar futebol nas redondezas.
    Sds, Altanir

  4. Felicitamos o nosso Portal Veneza pela iniciativa de resgatar a “Memória Viva” da nossa Terra.
    A D. Lídia Bortoluzzi é um retrato fiel da nossa brava gente.
    Parabéns, Willians e equipe!