Comunicação do 28ºGAC com edição da redação do Portal Veneza

O 28º GAC realizou na noite dessa sexta-feira, 3, a comemoração do seu aniversário de 188 anos.

O comandante da unidade, tenente-coronel Sousa Neto, iniciou a celebração com a inauguração do espaço cultural Duque de Caxias, composto pela galeria dos brasões históricos do 28º GAC, quadro da Batalha do Avaí em cerâmica, doado pela empresa Gabriella Revestimentos Cerâmicos, relicário histórico do Grupo, conjunto de bandeiras históricas, Espadim de Caxias e pintura do Duque de Caxias.

Em seguida, foi realizada a formatura em comemoração aos 188 anos de criação do Corpo de Artilharia a Cavalo, elemento formador do 28º GAC, que ocorreu em 4 de maio de 1831, na cidade de São Gabriel no Rio Grande do Sul.

Na cerimônia foram entregues diplomas de “Amigo do 28º GAC”, a personalidades que contribuíram para o sucesso das atividades da Organização Militar. O Portal Veneza, representado pelo pesquisador Nicola Gava, foi um dos homenageados, junto com o fundador do veículo, Willians Biehl. Foram executados dois tiros de salva com obuseiros 105 mm, com destaque para o segundo tiro, executado pelo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Ricardo Miranda Aversa, juntamente com uma guarnição composta por antigos comandantes e outros veteranos do Grupo.

O evento foi prestigiado pelo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Ricardo Miranda Aversa, deputada federal Geovânia de Sá, pelos antigos comandantes do 28º GAC, coronéis André Haydt Castello Branco e Breno Braga Júnior, pelo comandante do 63º Batalhão de Infantaria, coronel Jaques Flório Simplício, diretor do Hospital de Guarnição de Florianópolis coronel Sérgio Hammes Rodrigues, comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristian Dimitri, coronel Ronaldo Sinquini, pelo juiz Júlio César Bernardes, representando Nova Veneza, o vereador Rodrigo Vitali Spillere, além de outros representes das agências de segurança pública. A pentaneta do marechal Severiano Martins da Fonseca, patrono do 28º GAC, Candida Meirelles Aquistapace e seu esposo André Teixeira Martins, também prestigiaram o evento.

História

O 28º GAC é oriundo de uma das seis baterias de artilharia do legendário 1º Regimento de Artilharia a Cavalo, que foi criado com o nome de Corpo de Artilharia a Cavalo em 1831 e que combateu nas guerras platinas, em especial na Guerra da Tríplice Aliança. Esteve presente na 1ª Batalha de Tuiuti, a batalha dos patronos e maior batalha terrestre da América do Sul, ocorrida em 24 de maio de 1866.

O 1ª Regimento de Artilharia a Cavalo foi comandado pelo marechal Mallet, patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro o qual, após a batalha, passou o comando da Unidade ao então tenente-coronel Severiano Martins da Fonseca, patrono do 28º GAC, que liderou o regimento até o fim da guerra em 1870.

Passando por diversas denominações ao longo da história, esteve sediado além de São Gabriel – RS (1831-1908), nas cidades de Alegrete – RS (1908- 1925), Uruguaiana – RS (1925-1926), Santana do Livramento – RS (1926-1972), São Francisco do Sul – SC (1973-1977) e, finalmente, Criciúma – SC (1977 até os dias atuais).