Na manhã desta sexta-feira, 2, Dia de Finados, foram inaugurados o portal e o muro construído em pedra ferro (basalto) do Cemitério de Nova Veneza. 

A obra é uma gentileza e homenagem das famílias Bratti e Sachet aos antepassados Pietro Bratti (1842) e seu filho Luigi Bratti (1875), naturais de Longarone – Belluno – Itália.

Um dos representantes da família, Celestino Sachet ressaltou que os residentes estão felizes com esta festa em Dia de Finados. “Normalmente no Dia de Finados trazemos flores aos entes queridos, é um dia de tristeza e hoje comemoramos com festa e evidenciamos essa obra de arte”.

Já para Américo Sachet, a obra ressalta à união do povo como sociedade. “Parentes, amigos que vivem aqui. Esses são os verdadeiros heróis, os nossos antepassados que vieram para cá. Nova Veneza é a obra de um conjunto e enquanto estiver esse conjunto iremos fazer a diferença”.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo agradeceu aos familiares por realizar a obra. “É um ato diferenciado poder inaugurar em meu décimo ano com prefeito uma obra feita pelas famílias Bratti e Sachet, que mudou o aspecto do cemitério. Quero agradecer ao Américo e familiares que tiveram a visão e o desejo de homenagear o nosso município. Não residem aqui, mas tem a cidade no coração. Que sirva de exemplo e significa muito para Nova Veneza. E, com certeza, o povo neoveneziano terá gratidão por esta obra de arte”.

O projeto arquitetônico foi de José Luiz e Rita Ronconi e a execução da obra pela empresa Minenge Minatto Engenharia.

Cris Freitas