Colunistas Giovana Baroni

“Porque a ansiedade me faz comer mais?”

blank

O Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde, o país mais ansioso do mundo. Os números são alarmantes. Você provavelmente já deve ter vivenciado algum sintoma de ansiedade, principalmente se abriu esse artigo. Muitas vezes, a ansiedade nos faz ter um desejo maior pelos alimentos, aumento de apetite, e até uma ingestão consideravelmente maior de comida em momentos de picos de ansiedade. Já se pegou “assaltando” a geladeira numa madrugada em que estavas extremamente ansioso? Pois é!

O que ocorre é que, quando estamos em picos de ansiedade, nosso cérebro acredita que estamos sendo ameaçados, por isso, envia sinais de luta ou fuga para nos defendermos. Esses sinais podem aparecer de várias formas, e uma delas, é o aumento do desejo de comer. Geralmente são alimentos açucarados pois são o que fornecem uma sensação de prazer mais rápida, pela absorção do organismo. Curioso, não?

Mas… é importante lembrarmos que o alimento não resolverá o problema de ansiedade, e se for ingerido com frequência e em grandes quantidades, pode acarretar em maiores prejuízos no futuro. Por isso é importante o desenvolvimento do autoconhecimento e identificar as raízes daquela ansiedade, para trata-la como tal, e não como fome.

A comida não é uma vilã, longe disso, ela acaba sendo uma ferramenta de alívio em momentos de picos de ansiedade. A questão principal é o que está originando essa ansiedade que precisa ser tratada. Deu para entender?

Já conversamos por aqui sobre alimentação e saúde mental >(https://www.portalveneza.com.br/e-a-sua-alimentacao-como-vai/)< mas é sempre  válido relembrarmos que mente e corpo estão inteiramente conectados e por isso precisamos cuidar de ambos. Por isso, se você vem se percebendo ansioso, busque suporte com profissionais de psicologia da sua confiança! Se cuida, viu?


Grande abraço! Se cuida!Participe conosco! Envie suas dúvidas ou sugestões para o e-mail gihh_b@hotmail.com Fico à disposição também no Instagram: @psicologagiovanacbaroni

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.