Por que o gerador de energia é uma necessidade contemporânea?
Tecnologia VXP

Por que o gerador de energia é uma necessidade contemporânea?

Dos microuniversos particulares de cada cidadão às grandes necessidades coletivas e humanas, a energia elétrica se tornou indispensável para a sociedade moderna.

Carregar o celular e manter o funcionamento de grandes sistemas de dados. Refrigerar alimentos na geladeira e manter a temperatura adequada de megacorporações. Iluminar a casa e as metrópoles mundiais. Tomar banho quente no chuveiro. Garantir o funcionamento ininterrupto de aparelhos hospitalares.

Por isso, traz o desafio constante de diversificação da matriz energética atual de maneira a atender a uma demanda ininterrupta, crescente, e com preço acessível.

Neste contexto, investir em compra ou aluguel de gerador de energia é uma decisão estratégica.

Vantagens dos geradores

Os geradores fornecem energia elétrica de maneira ininterrupta para qualquer atividade. É uma garantia de certa autonomia energética a quem utiliza e a tranquilidade por não estar sujeito a todo o tipo de imprevisto e prejuízo que uma falha da rede elétrica pode ocasionar.

Portanto, diminuir a dependência do fornecimento das concessionárias é o primeiro benefício deste investimento.

No Brasil, cerca de 86% dos consumidores – residenciais e comerciais – utilizam exclusivamente a energia elétrica produzida a partir de hidrelétricas e distribuída por meio de concessionárias.

Responsabilidade enorme para a rede nacional de energia, que possui capilaridade e robustez, mas também um histórico de falhas e instabilidades.

Apagões, quedas repentinas do fornecimento – sobretudo durante o verão, falta de manutenção da rede e altos custos para o consumidor trazem a necessidade de se buscar opções alternativas energéticas, especialmente para as empresas, seja no comércio, nos escritórios ou nas indústrias.

Algumas horas de parada não programada em uma linha de produção pode gerar perdas significativas de produtos, e até mesmo perdas intangíveis como o descumprimento de prazos de entrega.

Outra vantagem é ser uma excelente alternativa para a economia de quantias consideráveis na conta de energia. Isso porque podem substituir o serviço do sistema nacional nos horários de pico, quando as taxas de energia elétrica ficam ainda mais altas.

Outro ponto importante é que o uso de geradores pode ser dimensionado de acordo com o perfil e as necessidades do cliente.

Seja qual for a demanda energética, há equipamentos com tipos diferentes de combustível (diesel, gasolina e gás natural); variação de potência (de 25 kVA a 1.500 kVA) e de regimes de funcionamento (constante ou em período determinado); e tamanhos diversificados (formatos e dimensões), que os tornam altamente versáteis; entre outras características, que permitem personalizar, no detalhe, cada atendimento.

Também é interessante destacar que, pela mobilidade, o equipamento consegue ser instalado em qualquer região. Em diversas regiões isoladas do Brasil o grupo gerador é a única fonte de energia.

Dois exemplos são as cidades de Assis Brasil e Manoel Urbano, ambas no Acre, com população estimada em mais de 20 mil habitantes quando contabilizadas em conjunto. Ambas não estão interligadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional) e não possuem energia de concessionárias.

Cada cidade tem uma usina de geração de energia elétrica com 2 MW de capacidade, através do uso de seis geradores de 550 KVA cada. Assim, tornou-se possível atender plenamente à demanda das residências e dos estabelecimentos comerciais ali presentes.

Assim, os geradores contribuem para a inclusão social de pessoas que vivem nos locais mais remotos do país e com todas as dificuldades de não ter energia elétrica.

Ao contratar a empresa especializada em locação de geradores, o cliente terá a assessoria técnica de profissionais qualificados para avaliarem a melhor forma de atender às necessidades. E ainda contará com o apoio adequado para as manutenções periódicas que vão permitir o bom desempenho dos equipamentos.

Todos esses fatores fazem com que o uso de geradores de energia se torne uma necessidade contemporânea. Oferecem a segurança energética necessária à manutenção da qualidade dos serviços, oferecem possibilidade de economia nos custos de atuação, além de conferir credibilidade aos negócios por ser um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

Por agência Experta media.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.