Por que é importante analisar concorrentes em SEO?

Uma das etapas mais importantes em uma estratégia de SEO, é a análise de concorrentes para a otimização de sites para as principais ferramentas de busca, como o Google, Yahoo e Bing.

É importante saber o que o seu concorrente está fazendo para que assim, você possa entender quais são as estratégias dele e possíveis pontos fracos, que você pode melhorar em sua estratégia para que você possa até mesmo o ultrapassar no posicionamento.

Pensando nisso, selecionamos os motivos pelo qual é importante fazer a análise da concorrência e como profissionais de uma agência de marketing digital podem te ajudar nessa missão. Continue lendo e saiba mais!

Como é feita a análise de concorrência?

De modo geral, um profissional em consultoria SEO busca entender o que contribui para a boa colocação do site de um concorrente nos mecanismos de busca, e assim, tenta adicionar e aprimorar as mesmas características da técnica de SEO em suas estratégias para o cliente.   

Assim, é possível identificar vários erros, como o uso de palavras-chave e produção de conteúdo, é fundamental saber se a estratégia está fraca e identificar os pontos onde você está errando no SEO. Apenas assim, será possível usufruir dos benefícios que a otimização SEO entrega.

Ferramentas de SEO para análise

Felizmente, uma agência de SEO pode contar com inúmeras ferramentas disponíveis no mercado para fazer a análise de concorrentes de forma simples e eficaz.

O próprio Google possui inúmeros recursos que podem te ajudar tanto na questão de palavras-chave, quanto na análise de link building de seu concorrente direto. Uma empresa de SEO também deve investir em ferramentas mais completas e sofisticadas para realizar uma análise melhor dos concorrentes.

O que fazer após a análise de concorrência?

Em uma consultoria de SEO não adianta apenas fazer a análise de concorrentes, é necessário colocar a mão na massa e fazer as melhorias em seu plano de SEO — sempre considerando seu público alvo e os canais que você deseja atuar.

Coloque em prática o principal objetivo de realizar essa estratégia: identificar o que precisa melhorar em seu plano de SEO em relação ao seu concorrente!