Ponte do Rio Tubarão recebe concretagem do quinto vão

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) concreta nesta segunda-feira, 28, o quinto vão da ponte sobre o Rio Tubarão, obra da duplicação da BR-101 Sul catarinense. Depois de duas semanas montando a base em madeira e feita a colocação da ferragem estrutural, o consórcio EnCi (Engedal-Cima) faz a concretagem da laje para seguir com a construção dos outros segmentos da ponte.

Outros quatro vãos estão prontos, com concretagem da pista e das proteções laterais – conhecidas como guarda rodas, finalizados. Enquanto o consórcio executor preparava esse segmento da travessia, outra frente de obras instalava as últimas vinte vigas entre o primeiro e o sexto lances de pilares. Agora, os trabalhos serão conduzidos diretamente para a finalização da laje, depois as proteções e, por fim, a camada asfáltica e sinalização rodoviária.

Enquanto trabalhadores finalizam a concretagem do quinto vão, outra frente prepara a caixaria para a ferragem estrutural na cabeceira Norte. A meta do DNIT/SC e do consórcio responsável pela obra é seguir com a instalação e amarração dos vergalhões durante toda esta semana e executar a concretagem de mais um vão na próxima semana. Isso se as condições de tempo permanecerem estáveis.

Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte. Na duplicação da BR-101 Sul, em Santa Catarina, o DNIT/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas pontes estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no km 329,9, no Rio Capivari (uma será adequada e outra construída em via lateral).

Atenção para movimentação de caminhões

O DNIT/SC pede aos motoristas e pedestres que trafegarem próximo à construção da ponte sobre o Rio Tubarão que redobrem os cuidados quanto a entrada e saída de caminhões betoneiras no canteiro de obras. A movimentação será intensa nesta semana.

É preciso, ainda, respeitar o espaço de obras, evitando a entrada não autorizada no canteiro e frentes de trabalho. Para a segurança dos trabalhadores, dos usuários e pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte sobre o Rio Tubarão. O isolamento foi feito em ambas as margens da SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e na margem esquerda da rua Cândido Darela, sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas.

Atenção comunidades: trabalhos seguem em vias laterais da BR-101

Com obras avançando em ruas laterais à BR-101 Sul em Pescaria Brava, o DNIT/SC pede atenção redobrada de motoristas e pedestres. Nesta semana, a autarquia prossegue com construção de drenagem, terraplenagem e aplicação de asfalto em vias lindeiras entre os bairros KM 37, Laranjeiras e Bananal. Os trabalhos põem em circulação trabalhadores e equipamentos em aglomerados urbanos em que também há movimentação local.

As obras fazem parte dos lotes de construções complementares e remanescentes à duplicação da BR-101 Sul no trecho catarinense. A construção de vias laterais, dentro da expansão da rodovia federal, serve para ligação entre bairros, seja com veículos, transporte coletivo, bicicletas ou a pé, de forma mais segura. Antes da expansão da rodovia federal esse trafego somente era possível pelo traçado de pista.

De Palhoça a Passo de Torres, nos 248,5 kms de duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina, foram construídos 211,4 mil metros de vias laterais. As vias laterais também fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, junto dos 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

Muriel Ricardo Albonico

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