Segurança

Policiais Militares passarão a utilizar câmeras individuais

©Willians Biehl
Por Francine Ferreira

No Sul catarinense, nova tecnologia começará a ser usada já nos próximos dias.  

Visando agregar ainda mais tecnologia para contribuir com o trabalho do setor de segurança pública, os policiais do Sul catarinense passarão a utilizar, já a partir dos próximos dias, câmeras individuais. A Polícia Militar de Santa Catarina adquiriu 2.425 câmeras para todo o Estado, sendo que destas, mais de 200 foram encaminhadas para os 27 municípios da área de abrangência da 6ª Região (RPM).

Com o equipamento, as ações e as interações da Polícia Militar com o cidadão durante as ocorrências serão filmadas, ajudando a colher provas em flagrante e evitando falsas acusações. “A partir do momento em que o policial militar assume o serviço, recebe esse equipamento e o interliga junto com o tablet, que vai controlar as ocorrências. Assim, toda a ocorrência será filmada, proporcionando a imagem dos fatos reais, de como realmente ocorreram as situações”, argumenta o comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto.

Além disso, o uso da câmera aumenta a transparência e a fiscalização das ações policiais; ajuda a conter a reação das pessoas abordadas, pela percepção de que estão sendo filmadas, e, consequentemente, reduz a necessidade de uso da força por parte dos policiais.

“Muitas vezes, há denúncias de que o policial usou da força, entre outros casos. Quando estiverem utilizando as câmeras, as imagens vão dizer a realidade, uma vez que elas não poderão ser manipuladas. Estamos apenas aguardando o término das instruções e é bem provável que ainda durante essa semana, já nos próximos dias, comecemos a trabalhar com os novos equipamentos”, completa o comandante.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.