Planejamento estratégico

O semestre outubro-março é o semestre do planejamento estratégico. Momento de fazer, refazer e atualizar o planejamento estratégico da organização. Mas não é sempre assim. Isso depende do ano operacional. Uma empresa que tem maior desempenho durante o verão deve ter seu planejamento estratégico feito antes disso. De modo geral, se a organização não possui planejamento estratégico, qualquer hora é a hora certa para fazer um.

Algumas etapas são cruciais para o planejamento. A primeira delas é:

Não faça o plano para deixar na gaveta.

Abaixo segue um roteiro que costumo seguir ao elaborar um planejamento estratégico. Espero que lhe seja útil também.

·         Consciente da necessidade de não deixar o plano na gaveta, monte uma equipe para dar sequencia em todas as etapas seguintes.

·         Com a equipe montada estabeleça a missão da organização, paralelamente faça pesquisas no macroambiente e no seu setor de atuação para identificar oportunidades e ameaças.

·         Estabeleça os valores da organização.

·         Utilize da criatividade e com um horizonte de tempo definido, pode ser no final do quinto ou décimo ano a partir deste, e imagine como sua empresas vai estar. Como você gostaria que ela estivesse no final deste período?

·         Estabeleça a visão da empresa para o ano que você desejar (20XX).

·         Considere esta visão sua meta estratégica e estabeleça indicadores de desempenho para medi-la.

·         Com os dados pesquisados sobre o macroambiente e sobre o setor de atuação da organização classifique as variáveis em duas. As que vão ocorrer com certeza e as que podem ocorrer.

·         Com isso desenvolva cenários. Quatro cenários são suficientes para que a equipe possa discutir e identificar qual é mais provável de acontecer.

·         Estabeleça seus fatores críticos de sucesso. Aqueles que você não pode abrir mão para se manter competitivo.

·         Estabeleça sua matriz SWOT e as estratégias principais, ou estratégias chave, para competir com estas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do cenário identificado previamente.

·         Com base no Balanced Score Card indique os objetivos estratégicos da organização e monte seu mapa estratégico.

·         Neste ponto os objetivos estratégicos viram metas, ou seja, possuem um indicador e prazo para conquistá-las.

·         Defina seu modelo de negócios para perseguir estes objetivos estratégicos (metas).

·         Capture sua meta estratégica e juntamente com estas recém estabelecidas, elabore planos de ação, aplique estes planos e acompanhe durante todo o tempo de execução.

Desta forma o planejamento estratégico da organização aborda muitas variáveis e fica mais complexo, porém tenta abordar e discutir inúmeras variáveis que atingem uma organização. É deste modo que penso em planejamento estratégico. É desta forma que tenho trabalhado e os resultados são visíveis, principalmente em momentos de mudanças nos planos de ação e visualização do futuro.

Espero que todos tenham um excelente fim de ano e aproveitem o roteiro sugerido aqui, para formalizar seu planejamento estratégico pessoal, para que as metas delineadas no inicio do ano, sejam alcançadas no ano que chega. Boas festas!

Wilciney Villan – CRA-SC 26.047 – mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador e sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business