Por Débora Zoche Milanese
Nutricionista CRN10 4529

A alimentação durante esse período de isolamento social tem sido uma preocupação. Afinal, o sentimento de medo, angústia e incertezas em frente à pandemia atinge a saúde mental de quem está isolado. Muitos, acabam descontando esses sentimentos na alimentação.  Pensando em manutenção de peso ou até mesmo perda de peso, separei algumas dicas que irão facilitar seu dia a dia.

1-      Cozinhe e congele suas porções: Tire uma dia da semana para planejar suas refeições. Que tal fazer isso no domingo? Prepare refeições mais elaboradas (almoço/jantar) e congele em pequenas porções, assim ficará mais faço de ter uma rotina alimentar saudável.

2-      Planeje sua ida ao supermercado: Defina as refeições que irá fazer durante a semana, faça uma lista de compras e vá ao supermercado. A chance de seguir o planejamento alimentar é muito maior.

3-      Aposte em alimentos coringas:  Tenha sempre em sua geladeira ovos, frango desfiado, legumes pré cozidos! Você pode utilizar quando estiver com pressa. Quando você tem ingredientes coringas em casa, a chance de cair na tentação é muito menor.

4-      Evite molhos e caldos industrializados: Esses caldos são ricos em sódio e gorduras saturadas, tenha sempre congelado molho de tomate caseiro e caldos caseiros (carne, frango, peixe, legumes).

5-      Tenha um kit de emergência sempre à mão: barrinha de cereal, frutas, frutas secas, oleaginosas, tenha sempre com você (no carro, na bolsa, na mesa do trabalho).

6-      Armazene os folhosos já higienizados: Anota essa dica, após higienizar as verduras, armazene em uma vasilha com tampa intercalando as folhas verdes com papel toalha. É importante secar bem todas as folhas, a durabilidade da verdura será muito maior.

7-      Evite a monotonia alimentar: Cansou de comer ovo cozido? Faça na forma de omelete, frito sem óleo, assado, etc! Outra ideia é variar as formas de cortes e os temperos que utiliza. Reinvente seus pratos.

8-      Invista nas frutas da época: Compre em pequenas quantidade e com frequência para não estragar na fruteira. As frutas podem ser congeladas (Banana e morango por exemplo) e virar uma deliciosa vitamina, smothie, suco ou sorvete! Outra dica é utilizar as frutas em preparações como bolos e panquecas.

O cenário atual demanda um cuidado redobrado não apenas com higiene, mas também com a alimentação. Aposte em hábitos saudáveis, organize-se para isso. Uma alimentação saudável contribui para o fortalecimento da imunidade.