Piassa Guigo Mastella
Colunistas Nicola Gava

Piassa Guigo Mastella

Piassa Guigo Mastella

“Praça Guigo Mastella” A gratidão para mim é uma das melhores ações que o ser humano possa dar ao próximo merecido, ela faz bem a todos do bem que estão envolvidos diretamente ou indiretamente. Foi inaugurado na segunda feira, 25, às 19h00min a Praça Guigo (Guilherme Arthur Milanez Mastella 1979-2008), defronte ao estádio da montanha, ou seja, estádio do Caravaggio Futebol Clube no distrito de Caravaggio.

Guigo aos cinco meses contraiu meningite e perdeu sua coordenação motora, mas, não perdeu seu entusiasmo pela vida de cidadão normal. Torcedor fiel do time da montanha, ele não perdia se quer um jogo.

A diretoria do CFC em suas melhorias estruturais criou uma praça e denominou ao Guigo como era carinhosamente conhecido. Com a presença dos familiares do Guigo, amigos, autoridades, torcedores e a diretoria do clube foi feito o ato inaugural da praça que, segundo o presidente Wagner Ghislandi ainda vai receber mais melhorias. O discurso da mãe do homenageado Sonia Maria Milanez Mastella emocionou a todos pelo o entusiasmo do filho que com todas as dificuldades de locomover, ele foi exemplo de superação.

A obra foi feita com recursos próprios, doações do poder publico municipal e o monólito de basalto foi doado pelo projeto “Bmnt”. “Meritato omájo!!!”

Adio Ademar Cirimbelli

Piassa Guigo Mastella

“Adeus Ademar Cirimbelli” Faleceu na ultima sexta feira, 22 em Florianópolis o ilustre neoveneziano Ademar Arcângelo Cirimbelli. Filho dos saudosos ex-prefeito de Nova Veneza Aquilino Luiz Cirimbelli e Angélica Cúnico Aléssio Cirimbelli. Ademar  nasceu no dia 02 fevereiro de 1948, formado em direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) atuou em dezenas entidades sociais e religiosas.

Mesmo morando em Florianópolis tinha uma ligação praticamente diária com os familiares, parentes e amigos da sua terra natal. Conhecedor profundo de fatos e da história, não só de Nova Veneza e sim também da região.

Inclusive a cada uma das minhas pesquisas publicadas, em seguida ele participava agregando dados surpreendentes. Ele nos visitava várias vezes ao ano, sempre trazendo um presente para os amigos, dos vários que ganhei destaco dois: fotografias antigas de Nova Veneza e como ele sabia que gosto muito de objetos de leões alados, ele me doou no ano passado uma estatueta de leão.

Era muito religioso e de profunda fé e esbanjava bondade a todos. Narrar à vida do Ademar precisaria um livro, mas um fato histórico do Ademar aconteceu em 30 de junho de 1957 quando fora inaugurado o primeiro aeroporto de Criciúma (Aeroporto do Pinheirinho) posteriormente denominado de Leoberto Leal.

A festividade de inauguração teve a presença de dois bispos: D. Anselmo Pietrulla e D. Gregório Warmeling, do senador Nereu Ramos, representando o presidente Juscelino Kubitscheck. Como na época a tradição era crianças fazer discursos em inaugurações, Ademar com apenas nove anos foi o escolhido.

O interessante é que na época foi gravado por uma rádio local e preservado, no qual esse colunista arquivista histórico possui uma copia digitalizada doado pelo próprio Cirimbelli. Condolências aos familiares, parentes e amigos como Eu. Ao Ademar a paz no descanso do sono eterno. “Pax!!!” 

Montagner

Piassa Guigo Mastella

“Da montanha”. Montagner na língua vêneta significa aquele que é, ou vai/frequenta à montanha. No mês de março o distrito de Caravaggio ganha um espaço novo para as noites do principado. Os irmãos Diego e Vitor Spillere abrirão o “Montagner Gastrobar” anexo ao parque do estádio da montanha, a denominação foi dada por esse colunista. “L’aqua la fa mal, el vin fa cantar!!!”

Bela dela sitimana

Piassa Guigo Mastella

“Bela da semana” No clique da renomada fotógrafa Gabriela Langer a simpaticíssima Adilce Costa de mistura de vênetos com bergamascos. Adilce está entre as mais belas neovenezianas. “Zito… No acor dirghe pi njente!!!”

Tera del bon vin

Piassa Guigo Mastella

“Terra do bom vinho” Urussanga se destaca pela sua produção de boas uvas e produz excelentes vinhos industriais e artesanais. No registro, Gilson Fontanella proprietário do vinhedo, o enólogo e ex-prefeito de Urusanga Luiz Carlos Zen e o Cristo Biz na colheita da uva bordo/tercy, que é dita de uva americana, na próxima semana vamos mostrar a uva Goethe a variedade emblemática de Urussanga e região. “Vin bon xe el ‘late dei véci!!!”

Piassa Guigo Mastella

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.