Saúde

Pernas saudáveis e à mostra no verão

blank

A temperatura está subindo e o verão chegando. Hora de usar roupas mais leves e deixar as pernas de fora. Para quem deixou para última hora, a boa notícia: ainda dá tempo de cuidar das varizes e vasinhos, aqueles veias finas avermelhadas e azuladas, terror das mulheres.

Entre as opções, a mais avançada para tratar vasinhos, segundo a cirurgiã vascular Mariana Lupselo, está o ClaCS, procedimento que combina laser transdérmico, escleroterapia e resfriamento.

Tratamento com pouca chance de manchas e reações alérgicas. “A aplicação da escleroterapia líquida associada ao laser sob resfriamento cutâneo pode ser aplicado em diversos calibres de veias e é o procedimento mais moderno e eficaz para tratar as varizes superficiais. O paciente já sai da clínica apto para cumprir suas atividades, sem a necessidade de pausa para recuperação”, afirma a especialista.

No entanto, é importante ressaltar que a técnica CLACS, apesar de ser muito empregada, é apenas uma das possibilidades e que a escolha do tratamento adequado varia a cada paciente: “Não há uma receita de bolo, precisamos avaliar individualmente cada paciente para, então, montar um planejamento. Mas, no geral, usamos o CLaCS com muita frequência”, complementa a especialista.

Mitos e verdades sobre varizes:

Arnica cura varizes? Mito, mas a planta tem propriedades anti inflamatórias. Apesar de não curar as varizes, pode ajudar a aliviar os sintomas.

Salto alto provoca varizes? Parcialmente verdade

Cigarro é fator de risco para doenças vasculares? Verdade

Só idosos possuem varizes? Mito

Varizes podem causar trombose? Verdade

Depilação causa varizes? Mito

Vasinhos podem virar varizes? Mito

Gravidez provoca varizes? Verdade

Exercícios aeróbicos ajudam a evitar varizes? Verdade

Anticoncepcional piora as varizes? Verdade

Varizes podem ser perigosas? Verdade

Por Daniela Niero

  • blank
  • blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.