Percorrer de carro Chevrolet Tracker uma cidade italiana sem sair do Brasil

Aproximadamente 224 quilômetros distante de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, Nova Veneza é uma pequena cidade que tem por volta de 13 mil habitantes que mantêm as tradições da região do Vêneto, na Itália. Daí o nome ‘Nova Veneza’. Uma cidade que vale a pena conhecer e percorrer de carro.

Em 1891 muitas famílias vindas de Vêneto, Itália, chegaram ao sul de Santa Catarina para morar nessa região, preservando as tradições, a cultura e até a arquitetura de Vêneto. Desse modo, surgiu uma das primeiras colônias italianas no Brasil, a ‘Nuova Venezia’, hoje Nova Veneza.

Este é um destino charmoso para curtir com a família ou para viver um final de semana romântico. O ideal é por contar com um carro, como um Chevrolet tracker, por exemplo, para poder percorrer cada canto com absoluta tranquilidade e independência, sendo dono dos próprios horários.

Viajar para Nova Veneza lhe dará a possibilidade de se sentir na Itália, não só pela arquitetura da cidade, mas também pela culinária e pela cordialidade dos habitantes. Tendo a possibilidade de ficar alguns dias na região, aproveite cada instante para admirar todos os cantos da cidade.

Principais pontos turísticos para conhecer

  1. Pórtico de entrada:

Chegando de carro Tracker desde Criciúma, este pórtico é a entrada da cidade Nova Veneza. O pórtico, de pedra basalto, tem dois arcos e, na parte superior, as bandeiras do Brasil e da Itália. Logo mais na frente está o Monumento ao Imigrante Italiano.

  • Gôndola Lucille:

Situada num lago artificial que fica na praça Humberto Bortoluzzi, no centro, foi doada pelo governo italiano em 2006, depois de ter feito inúmeros passeios com pessoas e gondoleiros pelos canais de Veneza. É ideal para visitar e tirar belas fotos.

  • Ponte dei Morosi (Ponte dos Namorados):

Foi inaugurada em 2016 e fica junto à ponte rodoviária. É uma passarela de pedestres decorada com flores amarelas. Lá, como na Ponte dos Namorados em Paris, os casais deixam um cadeado e jogam depois a chave no rio. Uma tradição dos casais apaixonados (embora em Paris já não é mais permitido isso, para preservar o meio ambiente).

  • Museu do Imigrante:

Este museu, chamado Conego Miguel Giacca, foi fundado em 1991 e se localiza na casa mais antiga de Nova Veneza, construída em 1895. O intuito da criação deste museu é preservar à cultura e as tradições dos colonizadores italianos. Você poderá aprender sobre as histórias dos imigrantes, as roupas típicas, os objetos de cozinha e do campo.

  • Casas de Pedra:

Como estão afastadas do centro, é ideal se locomover de carro pela cidade! Estas casas ficam a uns 2 quilômetros do centro. Trata-se de um conjunto arquitetônico com 3 casas construídas desde 1981, em pedra de basalto. Estas construções foram tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional e guardam no seu interior objetos originais pertencentes à família Bratti, que chegou há mais de 120 anos a Nova Veneza. Os seus descendentes ainda moram na cidade.

  • Santuário Nossa Senhora de Caravaggio:

Este centro de peregrinação foi construído em 1963. O interior abriga pinturas espetaculares, além de uma gruta com a imagem da Nossa Senhora. Todos os anos, no último final de semana do mês de maio, milhares de fiéis chegam para a Feste Aque.

  • Cachoeiras:

Em Nova Veneza é possível fazer ecoturismo, portanto, os amantes da aventura e das trilhas poderão dar vazão à sua paixão, visitando a Cachoeira do Cantão, a Cachoeira das Três Quedas, a Cachoeira dos Maragatos e a Cachoeira das Bromélias.

  • Santuário Ecológico Aguaí:

Este santuário é um lugar ideal para passar o dia inteiro, mais ainda se a viagem for feita com a família. Todos poderão curtir lá a natureza e a típica culinária italiana. Localizado dentro de uma propriedade privada perto da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, há um grande restaurante onde é possível degustar um típico bufê. Ainda é possível fazer trilhas, tirolesa e andar de caiaque ou de pedalinho.

Percorrer de carro Chevrolet Tracker uma cidade italiana sem sair do Brasil