Percorrer de carro Chevrolet Tracker uma cidade italiana sem sair do Brasil
Geral

Percorrer de carro Chevrolet Tracker uma cidade italiana sem sair do Brasil

Aproximadamente 224 quilômetros distante de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, Nova Veneza é uma pequena cidade que tem por volta de 13 mil habitantes que mantêm as tradições da região do Vêneto, na Itália. Daí o nome ‘Nova Veneza’. Uma cidade que vale a pena conhecer e percorrer de carro.

Em 1891 muitas famílias vindas de Vêneto, Itália, chegaram ao sul de Santa Catarina para morar nessa região, preservando as tradições, a cultura e até a arquitetura de Vêneto. Desse modo, surgiu uma das primeiras colônias italianas no Brasil, a ‘Nuova Venezia’, hoje Nova Veneza.

Este é um destino charmoso para curtir com a família ou para viver um final de semana romântico. O ideal é por contar com um carro, como um Chevrolet tracker, por exemplo, para poder percorrer cada canto com absoluta tranquilidade e independência, sendo dono dos próprios horários.

Viajar para Nova Veneza lhe dará a possibilidade de se sentir na Itália, não só pela arquitetura da cidade, mas também pela culinária e pela cordialidade dos habitantes. Tendo a possibilidade de ficar alguns dias na região, aproveite cada instante para admirar todos os cantos da cidade.

Principais pontos turísticos para conhecer

  1. Pórtico de entrada:

Chegando de carro Tracker desde Criciúma, este pórtico é a entrada da cidade Nova Veneza. O pórtico, de pedra basalto, tem dois arcos e, na parte superior, as bandeiras do Brasil e da Itália. Logo mais na frente está o Monumento ao Imigrante Italiano.

  • Gôndola Lucille:

Situada num lago artificial que fica na praça Humberto Bortoluzzi, no centro, foi doada pelo governo italiano em 2006, depois de ter feito inúmeros passeios com pessoas e gondoleiros pelos canais de Veneza. É ideal para visitar e tirar belas fotos.

  • Ponte dei Morosi (Ponte dos Namorados):

Foi inaugurada em 2016 e fica junto à ponte rodoviária. É uma passarela de pedestres decorada com flores amarelas. Lá, como na Ponte dos Namorados em Paris, os casais deixam um cadeado e jogam depois a chave no rio. Uma tradição dos casais apaixonados (embora em Paris já não é mais permitido isso, para preservar o meio ambiente).

  • Museu do Imigrante:

Este museu, chamado Conego Miguel Giacca, foi fundado em 1991 e se localiza na casa mais antiga de Nova Veneza, construída em 1895. O intuito da criação deste museu é preservar à cultura e as tradições dos colonizadores italianos. Você poderá aprender sobre as histórias dos imigrantes, as roupas típicas, os objetos de cozinha e do campo.

  • Casas de Pedra:

Como estão afastadas do centro, é ideal se locomover de carro pela cidade! Estas casas ficam a uns 2 quilômetros do centro. Trata-se de um conjunto arquitetônico com 3 casas construídas desde 1981, em pedra de basalto. Estas construções foram tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional e guardam no seu interior objetos originais pertencentes à família Bratti, que chegou há mais de 120 anos a Nova Veneza. Os seus descendentes ainda moram na cidade.

  • Santuário Nossa Senhora de Caravaggio:

Este centro de peregrinação foi construído em 1963. O interior abriga pinturas espetaculares, além de uma gruta com a imagem da Nossa Senhora. Todos os anos, no último final de semana do mês de maio, milhares de fiéis chegam para a Feste Aque.

  • Cachoeiras:

Em Nova Veneza é possível fazer ecoturismo, portanto, os amantes da aventura e das trilhas poderão dar vazão à sua paixão, visitando a Cachoeira do Cantão, a Cachoeira das Três Quedas, a Cachoeira dos Maragatos e a Cachoeira das Bromélias.

  • Santuário Ecológico Aguaí:

Este santuário é um lugar ideal para passar o dia inteiro, mais ainda se a viagem for feita com a família. Todos poderão curtir lá a natureza e a típica culinária italiana. Localizado dentro de uma propriedade privada perto da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, há um grande restaurante onde é possível degustar um típico bufê. Ainda é possível fazer trilhas, tirolesa e andar de caiaque ou de pedalinho.

Percorrer de carro Chevrolet Tracker uma cidade italiana sem sair do Brasil

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.