Pequenos Peregrinos: Uma entidade para ser respeitada

Por Tadeu Spilere / Nossa Gente

O coral chegou aos 21 anos e faz parte das lembranças de muitos caravaggianos

Não é à toa que os Pequenos Peregrinos são respeitados em toda a região, e que no Caravaggio contam com o status de uma das principais instituições do distrito. Em maio de 2015, o coral completou 21 anos de uma rica história, repleta de música e aprendizado.

Muitos caravaggianos passaram pelo grupo durante esses anos e guardam lembranças das músicas, dos ensaios, das apresentações. “Calculamos por cima que mais de 500 pessoas já fizeram parte”, afirma a segunda tesoureira Doranei Amboni. Hoje, são 36 crianças e adolescentes de 5 a 18 anos comandados pelo maestro Júlio Cesar Michels, que está há seis anos à frente da equipe.

Com canções da tradição italiana, religiosas ou mesmo com músicas populares brasileiras, os Peregrinos têm no currículo apresentações em diversas cidades da região, eventos marcantes e também missas importantes. A qualidade técnica e a dedicação dos envolvidos sempre foram marcantes.

A entidade não esquece uma das principais responsáveis pelo início de tudo e também pelo sucesso do trabalho. Sueli Geremias Ronconi (in memoriam) foi a primeira presidente e também maestrina por muitos anos. Toda a dedicação dela é reconhecida por todos que se referem aos Pequenos Peregrinos. A atual diretoria não deixa de exaltar o trabalho realizado por ela.

A história do coral se confunde com a história recente do Caravaggio. O grupo fez e ainda faz parte da vida de muitas famílias. É motivo de orgulho para os pais que testemunham o envolvimento dos filhos com o aprendizado musical. Sem dúvida, uma entidade que merece continuar sendo muito respeitada e apoiada.

Chegou a hora do CD

Os Pequenos Peregrinos se preparam para o lançamento oficial do primeiro CD

O coral passa por um momento especial, já que depois de 21 anos de atividade, lançará seu primeiro CD. O trabalho é intenso nos ensaios semanais e também a ansiedade dos integrantes é grande, pois no dia 17 de outubro haverá um evento para o lançamento do disco.

O repertório conta, principalmente, com releituras de sucessos populares, arranjados pelo maestro Júlio. No jantar do dia 17, que será realizado no salão da igreja, o grupo apresentará todas as canções que estão no CD.

De acordo com a presidente Claudete Fenali, a Nani, outras atrações ainda estão sendo planejadas para o evento. “Além da apresentação, queremos homenagear pessoas que são importantes para o coral. Estamos também convidando ex-integrantes”, comenta a presidente.

Os custos da produção foram cobertos pelo apoio de empresários da cidade e também por recursos adquiridos em iniciativas da instituição. Foram dois meses de trabalho árduo, e agora os cantores esperam os resultados da repercussão. “Eles estão muito ansiosos e não veem a hora do lançamento”, conta Doranei.

Os interessados em conhecer mais os Peregrinos ou colaborar de alguma forma podem procurar a equipe nos ensaios semanais, que são realizados no Centro Catequético. Os ingressos para o jantar já estão sendo comercializados.

logo-nossa-gente-p

 

Pequenos Peregrinos: Uma entidade para ser respeitada
Pequenos Peregrinos: Uma entidade para ser respeitada
Pequenos Peregrinos: Uma entidade para ser respeitada

Um Comentário