Pedro Valcir De Souza – Veículos rebaixados

VEÍCULOS REBAIXADOS

Rebaixar o veículo é o sonho de muitos jovens que assim que adquirem um automóvel querem estilizá-lo com detalhes que o destaque dos demais. Para isto realizam por conta própria alterações das características originais do veiculo, como das molas, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão.

Este sonho por hora esta proibido. O Conselho Nacional de Trânsito publicou a resolução 450/2013 em 28 de Agosto de 2013 o qual proibi pelo período de 90 dias qualquer alteração no sistema de suspensão veicular original devendo aguarda a publicação da nova norma para verificar quais as alterações que poderão ser feitas.

Anterior a esta determinação, o CONTRAN na Resolução 292/08 no seu artigo 6º estabelecia como parâmetro para o rebaixamento o farol baixo do veículo, não especificando uma medida mínima permitida, neste contexto era necessário observamos outra norma do mesmo conselho a Resolução 227/07 que estabelece a altura mínima permitida do farol de 500 milímetro, sendo usada como padrão para inspeção veicular e na fiscalização de trânsito.

Com esta norma era necessário apenas que o condutor retirasse uma autorização prévia no Detran para então realizar as modificações que desejava, desde que permitida. Só então levaria o automóvel a um órgão credenciado pelo Inmetro, responsável por conceder a Certificação de Segurança Veicular e após a vistoria, o proprietário retornaria ao órgão de trânsito para retirar um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o veiculo estaria legalizado.

Ocorre que alguns condutores após a vistoria e a apresentação do veiculo ao Detran mudam o sistema de suspensão veicular, por conta própria, trocando molas, cortando-as, colocando equipamentos proibidos, o que por sua vez altera a altura do veiculo, ficando abaixo do tamanho permitido, ou seja, menor que 500 milímetro, conforme a Resolução 227/07 do Contran.

Ao serem flagrados, para fugirem de suas responsabilidades utilizam muitas vezes o Certificado de Segurança Veicular na tentativa de concertar o seu erro, porém este laudo garante por sua vez o estado do carro no momento em que sai do órgão credenciado pelo Inmetro, mas não garante que o condutor manterá exatamente o aparato que foi apresentado. Por este motivo constatado a infração o veiculo normalmente é removido ao pátio credenciado.

Fiz o rebaixamento, e agora?

Para aqueles que já fizeram as alterações no veículo e não realizaram os devidos procedimentos em tempo hábil deverão reinstalar os dispositivos originais ou então deixá-lo guardado, pois se forem flagrados transitando e constatada a irregularidade seu veiculo poderá ser removido e, a liberação só ocorrerá após a sua regularização.

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

A necessidade de policiamento numa partida de futebol, vem a provar o que? Que somos irracionais ou que necessitamos sempre de alguém que possa coibir nossas atitudes impensadas. Vamos as seguintes colocações: Futebol é lazer, diversão, alegria para crianças, jovens e adultos, correto, logo notamos que este tipo de evento não trata-se de uma guerra ou confronto para obtenção de algum valor ou posse. O que acontece na maioria das vezes é que pessoas, alcoolizadas, ou até sob efeito de alguma substância tóxica, se utilizam desses eventos para extravasar suas neuras ou angustias, geralmente estando estes em grupos, por que sozinhos são covardes.

Também sou torcedor fanático e amo o futebol, mas e dai, sei conter minhas emoções, e em nada justificaria uma agressão por parte de minha pessoa contra outra, assim como eu, acredito que a grande maioria assim o pensa.

CONVÊNIO

No próximo dia 22 ocorrerá a assinatura do termo de Convênio firmado entre a Prefeitura do município de Nova Veneza e o Estado de Santa Catarina para a instalação de Câmaras de Vídeo Monitoramento , uma situação que se parecia distante, mas que graças ao empenho dos nosso Governantes, esta prestes a se tornar uma realidade.

JOGANDO E APITANDO

Quem quiser presenciar este fato, basta convidar o nosso amigo “Dega” da Lanchonete Ghisleri, para uma partida de futebol e a confirmação será “in loco”.

RECANTO DO SUCATAÇO

Lá encontramos pessoas de todas classes sociais e autoridades diversas, sempre muito bem recebidas pelo anfitrião Edésio Spillere, com a colaboração do cozinheiro top conhecido pela alcunha de “Fera” e também o comentarista para assuntos aleatórios, Juscelino Barbosa Marques.

RODOVIA JOSÉ SPILLERE

Esta dando gosto de transitar na nossa Rodovia, ficando novinha em folha. Bom para o município, que além oferecer uma excelente estrada a sua comunidade, também mostra aos nossos turistas e trabalhadores que vem de outras cidades, uma ótima impressão de organização.

VOLTANDO

Estou reiniciando aqui neste espaço, quem querer ou poder contribuir, meu endereço é sgt_valcir@hotmail.com . Fiquem com Deus.

3 Comentários