Paulo Ricardo: Quem era Jesus?

Paulo Ricardo Lopes

Houve um homem que viveu na terra 33 anos. Ele deixou uma marca profunda na humanidade, tão profunda que até hoje Ele é lembrado. Uma vez por ano lembramos sua morte (Páscoa) e no dia 25 de dezembro (Natal) comemoramos seu aniversário.

O homem ao qual é mencionado nesta matéria é Jesus. Ele já existia antes da humanidade! Além disso, Ele auxiliou na formação e criação do primeiro ser humano! Prova disso é o registro em Gênesis 1. 26: “Façamos o homem, conforme nossa imagem e semelhança…”. Observe que o verbo “façamos” está no plural, ou seja, o primeiro homem foi criado por mais de um Ser. Além do mais, podemos observar também outro registro em Gênesis 11. 7, quando as pessoas estavam construindo uma torre (Babel) para alcançar os céus; Deus não se agradou de tal atitude, ao que disse: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro”.

Observe também que os verbos “desçamos” e “confundamos”, estão no plural, isto é, não foi somente Deus quem desceu do céu para confundir as línguas dos homens. Essas afirmações, além de outras não citadas aqui – para quem crê na Bíblia, é claro – são comprovadas que o homem, Jesus Cristo, já existia, porém, em forma de Espírito.

Acerca da predição da vinda do Messias (Jesus) na terra, as Sagradas Escrituras estão recheadas de profecias confirmando que um dia havia de vir ao mundo um Ser Superior para libertar e salvar a humanidade. No início do Livro Sagrado há uma gama de informações acerca da vinda de Jesus, até mesmo o lugar em que Ele haveria de nascer: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel…” (Miquéias 5. 2).

Outra passagem é a do eunuco (guarda dos reis), este estava lendo o A.T (antigo testamento), mais precisamente o livro de Isaías, contendo informações a respeito de Cristo, ao passo que Felipe foi impelido por um Anjo a fim de ir ao encontro do tal homem. O eunuco estava lendo os pergaminhos (livro) enquanto a carruagem o levava. Felipe, movido pelo Espírito de Deus, aproximou-se da carruagem e perguntou ao homem: “Você entende o que está lendo?” O homem não entendia nada, pois segundo ele, não havia quem o explicasse. Felipe entrou na carruagem e esclareceu a passagem lida: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu sua boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca” (Isaías 53. 7; corroborando com Atos 8.32).

O eunuco creu na Palavra explicada por intermédio de Isaías, ou seja, entendeu que um dia viria o Cordeiro de Deus ao mundo e compreendeu que Jesus era o tal cordeiro. Naquele instante, desejou ser batizado em águas e assim foi feito.

No A.T há tantas outras referências que ratificam, por meio dos profetas, que Cristo iria vir ao mundo em forma humana. Entretanto, passaremos agora para o prenúncio conclusivo deste contexto; Certa mulher, chamada Maria, crente fiel, temente a Deus, enquanto arrumava seu quarto, recebeu a visita de um anjo, o mensageiro do Senhor, a saber, Gabriel, esse, confirmando tudo o que havia sido anunciado no A.T, trouxe-lhe a mensagem: “Eis que conceberás e darás a luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. Esse será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e o seu reinado não terá fim” (Lucas 1. 32,33).

Naquele instante, Maria questionou com o anjo em virtude de que ela não havia mantido relação sexual com homem algum, ao passo que o anjo respondeu-lhe: “Porque para Deus não há nada impossível” (Lucas 1. 37). Ela acreditou na mensagem do anjo e posteriormente Jesus veio ao mundo de maneira sobrenatural. Filho de Deus no Espírito (apesar de também ser Deus e Criador, conforme citado acima) e Filho de Maria na carne.

Finalizando, aprendemos que Jesus já existia em Espírito, antes mesmo da formação do mundo, quem dirá da humanidade (Colossenses 1. 15, 16,17). Entendemos que sua vinda como homem já estava predita por Deus, por meio dos profetas do A.T. Compreendemos que Ele é o Filho Legítimo e o Primogênito de Deus e também é Deus, conforme Hebreus 1. 3; João 10. 30; 1. 14; 1João 5. 20 etc. Jesus Cristo nasceu por meio de uma mulher virgem, através do Poder de Deus. Ele também seria grande e ainda o é. O seu reinado nunca mais teria fim. Por isso Ele é chamado de Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19. 16).

É oportuno dizer que, Cristo não é um menino, mas um espírito, na verdade o Espírito poderoso e superior a tudo e a todos (Filipenses 2. 9). Por isso, neste Natal não deixe apenas Ele nascer dentro do seu coração, mas principalmente, faça com que a Palavra dEle flua dentro de você, pois se ela penetrar o seu coração, verdadeiramente Ele estará convosco e conquistarás muitas bênçãos em sua vida. Leia: João 8. 31 e 15. 7.