Paulo Ricardo: Pais e filhos
Colunistas Paulo Ricardo

Paulo Ricardo: Pais e filhos

Há vários tipos de pais e filhos. O contexto influencia (e muito) no desenvolvimento da criança, ou seja, na maioria dos casos, as reações das pessoas estão relacionadas ao ambiente no qual viveram ou vivem, porém, isso não é regra.

Eli era um sacerdote que não sabia muito bem liderar seu lar, isso por que não tinha organização e responsabilidade com ele mesmo. Seus filhos seguiram seus passos (é mais fácil seguir o exemplo errado do que o certo). Eli, de certa forma, estava vivendo longe da presença de Deus; sabia do erro de seus filhos e não os repreendeu da maneira correta (até por que ele não tinha moral para isso).

O Senhor queria que ele colocasse limite para seus filhos (algo raro hoje!). Deus repreendeu Eli, por meio do jovem Samuel; consequentemente o sacerdote, juntamente com sua família pereceram (1 Samuel 3.13). Cuidado! Qual o legado que você está deixando para seu (s) filho (s)? Não esqueça de que Deus reprovou a atitude do sacerdote. Será que Deus não está também reprovando a sua? Você exerce a função que lhe é devida? Imponha os devidos limites em seus filhos, para que não ocorra consequências trágicas futuramente.

Samuel, por outro lado, era um pai fiel, organizado, correto, sobretudo temente a Deus. No entanto, seus filhos não seguiram o exemplo dele; preferiram usar o livre-arbítrio para pecar desenfreadamente a seguir os ensinos de Samuel (1 Samuel 8.1-3). Se você tem feito sua parte, em relação aos seus filhos, não se preocupe, pois se eles ainda não seguiram seu exemplo, você não é o culpado.

Por fim, na Escritura Sagrada está registrada a história de Manassés e seu filho, Amom. Ambos foram reprovados por Deus em virtude de suas atitudes más. O filho de Amom, porém, não seguiu o exemplo de seu pai, nem de seu avô (algo raro!), mas preferiu fazer o certo; seu reinado durou mais de trinta anos. Josias era seu nome (2 Crônicas 34. 1,2). Nesse caso, o filho não agiu conforme as más obras vivenciadas pelo avô e pelo pai, pelo contrário, fez algo inusitado! Seguiu o caminho mais difícil, a saber, fazer somente o que era reto aos olhos de Deus.

Filho! Se os seus pais não estão dando exemplo, não os siga em suas atitudes. Faça diferente! Siga o exemplo de Josias.

Pais! Lembrem-se: É mais fácil seguir o exemplo errado do que o certo.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.