Paulo Ricardo – Ouvidos tapados, mente fechada e coração duro (Final)

O livre arbítrio é uma dádiva que Deus concedeu ao homem, por meio desta dádiva podemos fazer o que quisermos. Há liberdade de escolha para tudo, porém, vale lembrar que: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam” (1ª Coríntios 10. 23).

Roboão, sucessor de Salomão no reinado, usou o livre arbítrio de forma errada, ou seja, não ouviu os conselhos dos anciãos daquela época, preferiu, porém, ouvir os jovens que se criaram com ele. Em virtude disso, houve guerras, revoltas e mortes em seu reinado (1º Reis 12. 6 ao 14). Fato parecido com o que ocorre hoje, os moços preferem ouvir pessoas de sua idade ao invés de ouvir os mais velhos. Muitos jovens perecem por não ouvir os conselhos de seus pais e/ou pessoas idosas; geralmente as pessoas mais novas não terão bons conselhos para dar, a menos que sejam maduras e equilibradas.

Marta e Maria são ótimos exemplos para este contexto. Marta convidou o Mestre Jesus para entrar em sua casa, todavia, não deu atenção devida ao Mestre. Em contrapartida, Maria ficou aos pés de Jesus a fim de ouvi-lo. Marta, impaciente e distraída com tantas coisas, pediu para Jesus liberar Maria para ajudá-la, ao que Jesus respondeu: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com tantas coisas, mas uma só é necessária e Maria escolheu a boa parte ao qual não lhe será tirada” (Lucas 10. 41,42). Aquele era o momento de ouvir os conselhos de Cristo. A melhor parte naquele instante era escutar as palavras mencionadas por Ele. E nós? Estamos tirando tempo para isso? Há tempo para todas as coisas, já dizia o sábio Salomão.

Para finalizar, em 2º Cr 33. 10. Deus falou e Manassés, juntamente com o povo não ouviram a voz Divina, ao passo que todos sofreram consequências. Por fim, este rei foi envergonhado perante todos. Ninguém escapa das consequências no tocante à desobediência. Pense nisto e ore assim: “Senhor, abra meus ouvidos espirituais, minha mente e meu coração a fim de que entenda o teu propósito sobre minha vida e reconheça que não vim ao mundo em vão, amém”.