Paulo Ricardo: O Deus dos Livramentos

Lembra-se daquele acidente que … quase? Por pouco você não foi …

Há inúmeros relatos de pessoas que por um fio não foram a óbito. Há pessoas que, na verdade, se não fosse o “quase”, jamais estariam vivas para relatar algum acontecimento.

É oportuno dizer que, muitas vezes, há um porquê no livramento. A Escritura Sagrada relata vários livramentos oriundos de Deus: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano…” (Daniel 6.22). Neste contexto, resumidamente, Daniel fora colocado dentro de uma cova, onde havia leões famintos. Isso ocorreu pelo fato dele ter desobedecido ao rei para obedecer ao Senhor, pelo que Deus o livrou da morte. Na verdade, os leões estavam famintos, pois após o Soberano o ter livrado, outras pessoas foram jogadas lá e antes mesmo que caíssem no chão, os leões devoraram todos: “E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos” (Daniel 6.24).

Outro caso semelhante ocorreu com três jovens tementes a Deus, foram, por mandado do rei, jogados dentro de uma fornalha, porém, Deus os livrou. É importante ressaltar que as chamas eram tão intensas que os homens que lançaram os jovens morreram na porta da fornalha: “E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego” (Daniel 3.22).

Por fim, Moisés, o grande homem de Deus, em um dado momento, se viu em apuros. Na frente dele havia o grande mar vermelho e atrás o exército de Faraó. Deus o livrou daquela situação, fazendo com que o mar vermelho secasse – pelo menos onde Moisés e o povo israelita deveriam passar. Verdadeiramente o mar era profundo, prova disso, que após o povo ter passado, Faraó e seu exército morreram afogados: “Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua esquerda” (Êxodo 14.28).

Você tem o direito de acreditar ou não nos relatos descritos acima, lembrando que a interpretação é literal e não metafórica, tampouco alegórica. Acreditando ou não, Deus tem poder para livrar qualquer pessoa de quaisquer situações, pois Ele é Deus, o todo Poderoso. A situação pela qual você enfrenta atualmente, não é nada – comparado ao tamanho do Poder deste Deus.