Colunistas Hieron Borba

Passagens

blank

Nossa comunidade volta a registrar perdas de membros ilustres. Subiram para outro plano recentemente mais três mulheres que se destacaram sobremaneira em suas missões terrenas.

Me refiro à Ir. Inácia Zanelatto, à Sra. Darci Crippa e à Maria das Graças (Mara) de Assunção Ghislandi. Convivi por mais de trinta anos com a Irmã Inácia no Hospital São Marcos e além da amizade e aquele “jeitinho especial de ser” ela foi uma das pessoas mais comprometidas com a sua missão que conheci.

Seu carinho e cuidado com as gestantes e recém-nascidos era algo impressionante e inúmeras vezes pude presenciar ela passar noites seguidas acordada “sem fechar os olhos um instante”.   Ultimamente a Inácia já quase não pertencia mais a este mundo e seu espírito já estava nas alturas não tendo então falecido, mas sim “transcendido” para junto do Pai.

 A Sra. Darci Crippa marcou época em Nova Veneza como comerciante e proprietária do primeiro Instituto de Beleza neoveneziano; mulher moderna, muito à frente do seu tempo tinha um marcante amor pela vida, pela Igreja Católica, pelos bailes do Verde e Branco e constituiu ao lado do seu Clivalmir uma família amorosa e unida em torno dela.

Já a Mara que chamávamos carinhosamente de “Mara do Jaime” nos deixou repentinamente “sem aviso prévio” e muito jovem. Mara veio de longe para residir aqui e rapidamente se adaptou a rotina noveneziana marcando época na La Gondola Pizzaria onde hoje se localiza a Casa do Chico e a pizza a moda da casa que ela fazia era imbatível; Mara teve participação significativa em vários eventos de nossa sociedade tendo sido muito atuante nos grupos de mães e em várias campanhas desenvolvidas por seu grande grupo de amigas.

Um outro aspecto que se destacava nela era o amor extremado que tinha por seus três filhos e acho que serve um pouco de consolo por sua perda prematura o fato dela tê-los deixado todos encaminhados e ajustados em suas vidas. Que a Luz do Infinito receba à todas e console aos que ainda ficaram neste planeta.    

Esportividades Primaveris

A chegada por aqui da Primavera marcou um verdadeiro renascimento das atividades esportivas e competições que tinham sido completamente cessadas em função da Pandemia.   Com o sucesso da Vacinação contra o Covid-19 abriu-se o espaço para que todos os que curtem o esporte voltassem as quadras e campos.

Senão vejamos: na LARM, segunda divisão, temos duas equipes participando, São Bento Alto e Vila Florença. O São Bento Alto que conta em suas fileiras com inúmeros atletas por demais conhecidos como Dalmolim, Mauricio Ghislandi, Andrézinho, Bruno Frigo e André Gava entre tantos outros teve uma grande vitória em Sombrio no seu primeiro jogo e foi derrotado em casa no segundo encontro, ambos os jogos com o placar de   1 X 0; já o Vila Florença, jogando fora dos seus domínios em sua estreia foi derrotado também por 1 X 0. 

Na primeira divisão o Metropolitano iniciou sua caminhada atuando no Domingo passado em Morro da Fumaça passando tranquilamente pelo Rui Barbosa por 3 X 0 com destaque para o primeiro gol assinalado pelo Genisson (que categoria, hein… Neno!) e agora teremos no próximo final de semana a volta da torcida nas arquibancadas do Estádio Darci Marini onde no domingo as 15 e 30 h o Vermelhaço vai enfrentar a boa equipe do Ouro Negro de Forquilhinha.

E o Caravaggio fez história em nosso universo futebolístico sendo a primeira equipe de nosso município a disputar uma competição em nível profissional além do que em três jogos disputados conseguiu duas grandes vitórias e se credencia na luta pela subida para a série B do Catarinense em 2022.

Com esta bela campanha e bons jogos até agora torcedores, diretores e atletas já sonham com o acesso e já pensaram, inaugurar as obras dos muros e vestiários do Estádio da Montanha contra o Criciúma no campeonato do ano que vem, de um lado a Torcida “Os Tigres” e do outro a “Organizada da Miséria” … seria muito “show” …

Futsal Municipal

E a alegria da bola rolando, barulho da torcida, apito do juiz… também voltou para as nossas quadras com o início do Municipal de Futsal. E o pessoal não perdeu o jeito com grandes jogos e grande presença de público.

Na categoria feminina após os confrontos da fase eliminatória teremos nesta quinta feira em Nova Veneza as 19 e 30 h a decisão entre o Bar Sem Lona e o Di Veneza. Na categoria Senior -35 anos estarão frente a frente na final o Riacho da Ponte e o Serra–sul num embate que promete ser dos mais disputados e que na fase classificatória apontou um empate em cinco gols, teremos fortes emoções e destaque para o choque entre o Adilson Locatelli e o Mauricio Ghislandi que promete fazer tremer as estruturas do Ginásio Municipal nesta quinta-feira as 20 e 30.

Já na categoria “Quarentão” o tradicionalíssimo Riacho da Ponte enfrentará na final o São Bento Baixo, adversário de muito respeito e tradição em outro jogo em que a tônica deve ser o equilíbrio como foi no encontro anterior onde houve um empate em três gols; esta partida será realizada na sexta-feira as 19 e 30 h no ginásio municipal.

Mas o que incendiou mesmo nosso universo esportivo foram as grandes partidas na categoria aberta: com grande público e em especial no renovado e muito bonito Ginásio da localidade  de São Francisco onde a animada e barulhenta torcida da Vila Maria marcou presença com muito entusiasmo empurrando sempre sua equipe que deixou escapar no finzinho da partida  sua classificação para as quartas de finais tomando um gol do goleiro do ADR-Rabilonga no “apagar das luzes” jogaço que foi seguido por outro grande espetáculo entre Legends e Oahlacrop com a vitória suada dos Porcalhões por um a zero.

 Nas quartas de finais com o Ginásio Municipal de Nova Veneza recebendo grande e entusiasmado público na última segunda feira tivemos dois grandes jogos; na primeira partida a garotada do Organizze fez uma partida de luxo e envolveu com certa facilidade o bom time da ADR nem necessitando lançar mão de uma atuação mais incisiva do goleiro Beto Gava que é uma arma das mais poderosas quando acionado para fazer o goleiro–linha acabando por vencer pelo placar de 6 x 0. 

No jogo de fundo assistimos um “show de gols” e o Oahlacrop mesmo com vários atletas não estando em suas melhores condições físicas se superou e passou pelo bom time do Amigos do Velhinho por 9 x 7 contando com seis gols assinalados pelo André Gava e muitas defesas do nosso amigo Márcio (flamenguista) Beiço que aliados a grande disposição e vontade dos demais companheiros foram os destaques deste jogo sensacional.

Sendo assim a grande decisão será nesta sexta-feira as 20 e 30 h no Ginásio Municipal entre Oahlacrop e Organizze … e a terra vai tremeeeeer na disputa entre os comandados do Memel e do Mister Nelson…

Murano

Nova Veneza agora conta com o Murano Sports Pub, local dos mais aprazíveis e bem equipados de toda a região que inaugurou suas lindas dependências na ultima terça-feira no complexo esportivo Antonio Amboni.

 Situado estrategicamente entre o Estádio Darci Marini e o Ginásio Municipal será com certeza o ponto de encontro de todos aqueles que apreciam uma boa comida, drinques de primeira, aquela cervejinha geladaça regadas com uma boa música e várias outras atrações.   Comandado pela dupla Nelsinho e Eliton o Murano garante que os pós-jogos nunca mais serão os mesmos… sucesso, rapazes!

 – Bobicinha terminante:

  “O martelo tem um lado para pregar e outro para tirar pregos. Gosto dele por isso, sabe admitir os seus erros …!”

– Catado da Internet.             

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.