Colunistas

Páscoa – Passagem

Tivemos nossas tão merecidas férias, nos alegramos com o carnaval, seja para retiro espiritual ou para festejar, retornamos às aulas e agora estamos na Páscoa.

Páscoa é tempo de recolhimento, reflexão, oração e perdão, não podemos esquecer o seu verdadeiro sentido. Páscoa significa “passagem”.

Para os Cristãos Páscoa é a ressurreição de Jesus Cristo, já para o povo judeu “a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C.” (http://www.significados.com.br/pascoa-crista/).

Como você deve ter percebido, a Páscoa já era comemorada pelo povo judeu antes do surgimento do Cristianismo.

Para Cristãos e Judeus a Páscoa quer dizer a passagem para uma vida melhor, uma vida mais digna e plena. Será que vivemos este mesmo sentimento neste período? Ou nos preocupamos apenas em comprar ovos e chocolates para presentear?

Tenho resistido aos apelos comerciais em não gastar muito dinheiro com doces. Estamos tentando mostrar para nossas crianças o que significa a Páscoa realmente, levando-as para participar das celebrações da igreja e fazendo-as compreender que receber ovos, coelhos e chocolates não são o verdadeiro sentido cristão.

Com certeza que as presenteamos, mas não mais nos preocupamos em comprar o maior e mais caro ovo que existe no mercado. E elas compreendem, por incrível que pareça as crianças quando bem orientadas conseguem entender e não ficam chateadas.

Outra atitude que tentamos incutir nos pequenos é doar um pouco do que recebem, é presentear crianças que não recebem um chocolate ou um ovinho sequer. Não é comum os meios de comunicação anunciarem campanhas nesta época como fazem pelo natal, não é mesmo?

As crianças não nascem sabendo que na Páscoa elas recebem ovos e chocolates, nós adultos é que as incluímos neste ritual que, infelizmente, em muitos lares, fica só por isso mesmo.

Vamos deixar de lado o consumismo e vivenciar este tempo de oração e conversão que é a Páscoa. Se é passagem para uma vida melhor não levemos o ódio, o egoísmo, a preguiça, a falta de fé, o comodismo, o desamor pelo nosso irmão adiante.

O amor e o perdão são os melhores doces para alegrar nossas vidas e dos que nos rodeiam, uma palavra de amor, dita com candura e compreensão vale mais que muitos ovos e chocolates neste mundo tão conturbado e violento em que vivemos.

FELIZ PÁSCOA a todos vocês!

Maria Margarete Olimpio Ugioni

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.