No último domingo o vizinho município de Criciúma comemorou seus 139 anos de fundação com a inauguração do parque dos imigrantes no distrito de Rio Maina. Uma importantíssima obra pelo seu espaço de lazer agregado ao histórico étnico, com a remontagem de uma atafona de moer milho anexa ao um casarão que transporta ao passado. Lembrando, que mesmo sendo particular, mas, aberto ao publico, Nova Veneza terá o maior museu das pedras de moinhos do mundo.

Historia: A colônia de “Cresciuma” nasceu onze antes da colônia “Nuova Venezia”, ambas pertenciam ao município de Campinas do Sul (Hoje denominado de Araranguá). Mas, no princípio, uma parte do território da grande Rio Maina pertencia a “Colonia de Nuova Venezia”. Rio Maina, Metropol, Colonial e o Laranjinha e outros novos bairros anexos nos citados acima. Todas ás famílias de imigrantes italianos que se radicaram naquele território estão registradas no acervo histórico da Colonia Nuova Venezia. “Conplimenti par el bel spasio!!!”

LA BELA TEDESCA NEOVENESIAN

A jovem bióloga neoveneziana Karini Michels é bela, charmosa, simpática, competente e muito humana. Convidada pelo concurso miss Santa Catarina e ser candidata a miss Nova Veneza. A seletiva municipal aconteceu em Criciúma, no final de 2018, na coordenação regional do concurso, no qual ela levou o título de miss Nova Veneza 2019.

A Coroação Oficial das Misses de toda a região sul de SC acontecerá dia primeiro de fevereiro na AM Mastel Hall em Criciúma.  A Neoveneziana disputará a miss Santa Catarina em Florianópolis em julho deste ano. “Avante Karini!!!”

VIA COPERTA

Nos próximos dias o governo municipal inicia mais uma obra de importância arquitetônica e do contexto turístico para Nova Veneza. Anexa a Praça Humberto Bortoluzzi e a Rua Nicolau Pederneiras, a área central da capital mundial da Polenta vai ganhar uma cobertura, ou seja, uma rua coberta, como existe em Gramado no RS e outras cidades turísticas do mundo.

Aproximadamente seiscentos metros quadrados com base de concreto e uma estrutura metálica riquíssima em detalhes que harmonizam com a atual praça. A coberta será translucida com policarbonato. Segundo os arquitetos José Luiz e sua esposa Rita Ronconi responsáveis pelo projeto, o local vai ser transitável somente por veículos, devido sua altura, em momentos de ventos a rua será somente para os pedestres.  “La piasa è nostra… Bravi!!!”

CAVEI, BARBA E BAFI

Da serie os barbeiros de Nova Veneza, hoje  apresento Valme Demetrio conhecido por Val da Barbearia Valme do Bairro Elisa. “Cavei ben tajà, tosato bel!!!”

LA MISURA DEI OLIVO

Oriundos dos Olivo entre Rio Jordão Baixo e Nova Veneza, os Olivo de medidas diferentes: O professor Nilson Olivo e seu afilhado Otávio Olivo estudante de medicina da Unesc. “Pol canbiar la misura, ma no canbia el cuor!!!”

 NERI NEOVENESIAN

Quem pensa que na capital mundial da Polenta é composta só por italianos e alemães está enganado, temos várias etnias, entre elas a negra. Na maioria dos negros neovenezianos, são originários do planalto serrano catarinense e gaúcho, pela influencia do acesso da serra dos tropeiros. Com a imigração contemporânea, também temos dezenas de negros africanos trabalhando em Nova Veneza.  No registro fotográfico as minhas carinhosas amigas neovenezianas serranas: Renata Santos, Cleimara Velho e Néia Velho. “Tutti bona zenti!!!”