Ao longo do ano, temos meses comemorativos que nos chamam a atenção para o cuidado com nossa saúde. São as campanhas, como por exemplo: Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Novembro Azul, Dezembro Laranja. É importante lembrarmos que esses meses são simbólicos, precisamos pensar nessas questões o ano todo: na saúde mental, no suicídio, no cuidado à nossa saúde, entre outras questões importantes.

Chegamos então no Outubro Rosa – o mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero nas mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, “o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.” Os índices são grandes, e o objetivo é que ele diminua cada vez mais, diante da campanha de prevenção e atenção à saúde do público feminino.

Sabe-se que a mulher moderna necessita muitas vezes, ser “mil e uma utilidades” no sentido de ter muitos afazeres – profissionais, domésticos, pessoais, familiares, e que por vezes sua saúde acaba ficando em segundo plano. Tanto a saúde física quanto a emocional, e chamo a atenção: pois sem saúde não conseguiremos mais dar conta de todas questões do dia a dia, por isso: cuide-se!

Cada vez mais temos a tendência de colocar os afazeres, obrigações e compromissos como prioridade e nos deixarmos de lado: para amanhã, depois. Venho chamar a atenção para isso: para o autocuidado – não só da mama, do útero. Mas também, de questões emocionais, da minha relação com o meu corpo, da relação que estabeleço comigo mesma! Mas pra que?

Para você identificar quando algo não vai bem. O corpo humano emite sinais quando algo que está errado acontece, mas será que paramos para observar tais sinais? Seja um caroço, uma dor de cabeça, ou choro frequente, nosso corpo é inteligente o suficiente para nos pedir atenção. E mais importante do que perceber isso, é buscar suporte em profissionais da área da saúde que podem verificar o que está acontecendo.

Ao receber um diagnóstico de câncer, seja qual parte do corpo for, é bastante comum que hajam reações emocionais nas quais nem todas as pessoas estão preparadas para lidar e por isso é bacana a busca de um profissional da psicologia a fim de fortalecer suas questões emocionais e amenizar as consequências do tratamento – além da busca pelos demais profissionais necessários, é claro. O câncer tem cura, e quanto antes descobrir, melhor será o resultado posterior.

Como prevenir, então?

O câncer de mama é multifatorial, ou seja: não tem causa específica, mas sim, vários fatores que podem desencadeá-lo. Com isso, orienta-se a prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, pois isso contribui na diminuição do risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor. (Instituto Nacional do Câncer) Estima-se ainda que 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas – o Autoexame.

E o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que precisamos olhar mais para nossos hábitos, nossas rotinas e verificarmos se isso está bacana ou não. É importante avaliarmos nossas prioridades, repensar se estamos, de fato, cuidando de nós mesmos. Há quanto tempo você não faz uma atividade que realmente goste? Há quanto tempo você não se olha no espelho? Se recorda quando foi a última vez? O autocuidado vai muito além disso, é um ato de amor, de coragem, de olhar para si mesmo – num âmbito físico e psicológico.

E o Outubro Rosa chega para nos chamar a atenção sobre o cuidado consigo mesmo – é tão fácil cuidar do outro, mas quando chega na nossa vez acaba acontecendo alguma coisa, aparecendo alguma prioridade. Preste atenção em você!

Por falar nisso, as Secretarias Municipais de Saúde estão promovendo ações em alusão ao Outubro Rosa, e em Nova Veneza há uma programação para lá de especial, confere comigo:

Do dia 14 a 17 de Outubro de 2019 haverá horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde até as 20:00h com coleta de Preventivo e Solicitação de Mamografia;

Dia 25/10 as 14h na Praça Central haverá uma série de atividades, como: Roda de conversa para casais, Serviços de Saúde e Aula de Zumba.

Cuide-se!

Participe conosco! Caso tenhas alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail gihh_b@hotmail.com. Receberei com afeto! Abraço fraterno!