Outubro Rosa: mulheres compartilham como superaram o câncer
Saúde

Outubro Rosa: mulheres compartilham como superaram o câncer

A iniciativa da Secretaria de Saúde de Nova Veneza visa conscientizar mulheres sobre prevenção e o diagnóstico precoce

O mês de outubro é dedicado para as campanhas de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. São mais de 66 mil mulheres, a cada ano, acometidas pela doença em todo o Brasil. E a Secretaria de Saúde encontrou, através de uma série de entrevistas, uma forma de chamar a atenção para este tema. Durante todo o mês, nas redes sociais estão sendo compartilhados vídeos contando histórias de pacientes que realizaram o tratamento e venceram o câncer através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma destas mulheres, a professora Neice da Silva Back, 48 anos, descobriu um tumor em um exame de rotina. “Foi há uns 3 anos, que fui fazer os meus exames e descobri a doença. Sempre me preocupei com isso, em função de já ter um histórico de câncer na minha família. Mas, devido ao diagnóstico precoce, eu iniciei o tratamento e superei essa etapa da minha vida”, comemora.

Ela conta que o apoio da Secretaria de Saúde foi fundamental para ela conseguir realizar os exames e tratamentos, que só podem ser feitos em Criciúma. “É um momento muito difícil que passamos, porque tudo que lemos e nos falam é que não tem solução. Mas eu sempre acreditei muito em Deus que sairia vitoriosa e contei com muito apoio da minha família e amigos. Além do apoio dos profissionais da Secretaria, que sempre estiveram juntos comigo e me orientando da melhor forma”, afirma Neice.

O Secretário de Saúde, César Pasetto, conta como surgiu a ideia de gravar com estas pacientes, que acabaram virando exemplos de superação. “Nós convidamos algumas mulheres de Nova Veneza que já tiveram o câncer e conseguiram se curar. E elas nos contam como foi todo o processo, o apoio que tiveram. E a ideia que queremos passar com este material é a importância do auto exame e da mamografia, porque foi através deles que elas descobriram a doença”, comenta.

Caminhada a favor da prevenção

Além de atividades junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), que foram realizadas durante todo o mês, para incentivar as mulheres a realizarem os exames, a Secretaria vai realizar uma Caminhada e o dia “D” da prevenção. A ação será realizada no próximo sábado, 23, com início em frente à Igreja São Marcos, a partir das 16 horas. 

Por Lucas Sabino

Outubro Rosa: mulheres compartilham como superaram o câncer

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.