Outono começa com temperatura amena em SC

Por Gilsânia Cruz – Meteorologista

Predomínio de dias úmidos no Litoral e áreas próximas

Quarta-feira (20/03): Início do outono às 18h58min (Hemisfério Sul)

Tempo: predomínio e variação de nuvens, com aberturas de sol no decorrer do dia, na maioria das regiões. Do Planalto ao Litoral, chuva fraca e isolada.

Temperatura: amena.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Sistema: massa de ar mais frio (alta pressão) no Sul do Brasil. Cavado e jato subtropical também influenciam o tempo em SC.

Quinta-feira (21/03):

Tempo: variação de nuvens em SC. No Oeste, Meio-Oeste, pancadas de chuva fraca e bem isolada à tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, chuva fraca e bem isolada a qualquer momento do dia.

Temperatura: amena, devido à massa de ar mais frio no Sul do Brasil.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar mais frio (alta pressão) no Sul do Brasil. Cavado e jato subtropical também influenciam o tempo em SC.

Sexta-feira (22/03):

Tempo: sol com muitas nuvens em SC. Do oeste ao sul de SC, pancadas de chuva fraca e bem isolada à tarde. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, chuva fraca e bem isolada especialmente na madrugada, manhã e à noite.

Temperatura: em elevação no oeste, com a massa de ar frio afastando-se de SC para o oceano.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (23/03):

Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, céu encoberto com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, céu encoberto com chuva devido a um sistema de baixa pressão, melhorando no decorrer do dia. Valores mais significativos previstos para o Litoral.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado.

Domingo (24/03):

Tempo: firme com sol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação.

Vento: sul a sudeste, fraco.

TENDÊNCIA de 25 de março a 03 de abril de 2019

Período inicia com sol e poucas nuvens, com temperatura mais devido a uma massa de ar frio. Nos dias seguintes, condição de chuva especialmente para o Litoral, e de forma mais isolada e mal distribuída no interior do Estado. A atuação de massas de ar frio típicas de outono favorecem madrugadas com temperaturas baixas, especialmente na região serrana.