Osteoporose, busque alternativas
Colunistas Dagoberto Laureano

Osteoporose, busque alternativas

A osteoporose é um dos grandes problemas de saúde na atualidade, que afeta diretamente os ossos e ao contrário do que muitos pensam a osteoporose não é uma doença exclusiva de pessoas idosas.

É uma doença degenerativa que traz a condição de fragilidade de sua estrutura óssea e também grande responsável pela alta incidência de fraturas em ambos os sexos.

Quanto mais cedo for identificada e tratada, melhores serão os resultados em longo prazo.

Imagem 1

Buscar a orientação médica por um diagnóstico preciso e seguro torna-se necessário.

Uma das maneiras de evitá-la é aumentando a massa óssea na infância e na adolescência.

Alguns fatores como o cálcio, vitamina D, menopausa, tabagismo e alcoolismo estão diretamente ligados a este processo de osteoporose, portanto merecem certa atenção e muito cuidado.

O papel de uma vida ativa sem dúvidas é importantíssimo, os exercícios físicos possuem grande contribuição, pois ajudam a fortalecer o sistema musculoesquelético garantindo força, e aumentando a densidade dos ossos.

Imagem 2

Os exercícios mais indicados são aqueles que geram impacto, como caminhada, corrida, ginástica localizada, musculação, entre outros, incluindo também os exercícios de flexibilidade, propriocepção e equilíbrio, visando evitar quedas e as fraturas.

Por fim, um olhar cuidadoso no volume e intensidade do exercício nesta fase, uma boa base inicial e preparatória além de ser fundamental trará a você grandes resultados e redução no risco de lesões.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.