Na semana passada fiquei encantado com a exposição sobre o meio ambiente em Nova Veneza. Destaco a exposição fotográfica da nossa avifauna, ou seja, de pássaros de Nova Veneza e região. Os fotógrafos ambientalistas expositores fazem parte da instituição da OBA (Clube de Observadores de Aves).

A região sul catarinense está inserida entre diversas unidades de conservação formando um verdadeiro mosaico de vida silvestre. Segundo o plano de manejo da reserva biológica do Aguaí, a região abriga 12% das 1.919 espécies de aves brasileiras, lembrando que o país é o segundo no mundo com maior diversidade. Em nossa região existem mais de quatrocentas espécies de pássaros, estes fotógrafos já possuem registros de mais de 70% da totalidade.

Vocês já ouviram falar de um prato típico chamado de polenta e osei? Era polenta com passarinho ensopado, um prato consumido até poucas décadas, composto de vários passarinhos da nossa região. Hoje com toda a conscientização Esse prato não se come mais. *Osei na língua vêneta, significa *pássaros.

Estes fotógrafos expositores estão colocando a avifauna de nossa região no cenário internacional. Por ordem: Joel Casagrande coordenador da Reserva Estadual do Aguaí, fotógrafos expositores; Bel Coradi Gomes e Sérgio Moreira e o Juliano Mondardo Dal Molin da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Nova Veneza. “E viva la nostra natura!!!”

PAR DE CUÀ, L’ARIA DE FESTA!


Faltando poucos dias para ápice da maior festa italiana regional, a capital nacional da gastronomia típica italiana e “mundial da polenta”, Nova Veneza vive o clima do evento que, hoje é reconhecido nacionalmente, a décima quinta edição da festa da gastronomia. Quem mora, ou circula, por aqui já vê a intensa movimentação dos preparos que promete ser maior de todas.

Dentro da programação do governo municipal, nesta sexta feira será inaugurado mais um cartão postal neoveneziano, a praça coberta anexa a Praça Humberto Bortoluzzi que hoje é referência pelo complexo arquitetônico, ladeada de restaurantes, coreto e a gôndola, tornando umas das praças mais belas do Brasil. No registro fotográfico o prefeito Rogério Frigo fazendo as últimas inspeções e convidando a todos para inauguração que será na noite desta sexta-feira com uma programação de shows. “Bela Piasa, la piasa ze nostra!!!”

SE CATON NANTRA’OLTA


No último sábado o empresário Olvacir Bez Fontana recebeu em seu castelo no distrito de Caravaggio, amigos de uma histórica viagem á Itália que aconteceu em junho de 1989, de um grupo de descendentes de italianos que fizeram o primeiro intercambio cultural, entre o sul catarinense e a região do Vêneto no nordeste da península itálica.

O reencontro depois de trinta anos foi emocionante, houve até participação de mensagem da Itália ao vivo do ex-presidente da província de Belluno. Oscar De Bona que hoje preside a Ente Bellunesi Nel Mondo.  “Bravi tozati!!!”

CONFRADE NEOVENESIAN


Na última segunda feira o Confrade Paulo Roberto da Costa Nunes reuniu os enófilos da Pan & Vin no restaurante Nono Augustinho, sendo um novo restaurante típico na localidade de Rio Jordão Baixo no município de Siderópolis. Paulo é Engenheiro agrônomo natural de Bagé e há mais de três décadas mora em Nova Veneza.

Paulo e o presidente da Pan & Vin, Alberto Ranacoski que é natural de Turvo também está radicado em Nova Veneza. Ambos vão receber o titulo de cidadão neoveneziano do poder legislativo da capital mundial da Polenta na quinta feira dia vinte junho. “Titoli meritati!!!”

BISTECHETA BERGAMASCA


Renata Boaroli Ghsilandi é uma bela tozata neoveneziana descendente de bergamacos e de vênetos de Rovigo. “Ze bela e no acore dirghe pi njente!!!”

NANTRA BISTECHETA

Simpática e bela de olhos verdes, Rosana Ghislandi também bergamasca confessou ser leitora assídua deste Bauco. “Grasie Rosana e bona letura!!!”