Uma organização inovadora é aquela que pratica continuamente e permanentemente um processo de produção de inovações. Com esta prática a organização inicia um processo de competir por inovação, ou seja, sua estratégia competitiva é a inovação.
Para praticar continuamente e permanentemente um processo de produção de inovação, algumas competências e características da cultura organizacional criam um ambiente que favoreça este processo tais como:
- Criar a cultura da inovação e um ambiente em que a criatividade possa ser aproveitada;
- Toda a organização deve dar suporte para que as pessoas sejam criativas e inovem;
- Quem inova são as pessoas, assim, dar suporte à elas é essencial. Trabalhar a gestão do conhecimento dentro da organização faz parte do fortalecimento dos agentes de inovação;
- Inovar por inovar não gera resultado e resultado por resultado não gera inovação. Os processos de inovação visam atender resultados específicos;
- Os resultados devem permitir aperfeiçoamento organizacional, ao mesmo tempo que servem de ponto de alavancagem de novos processos de inovação e obtenção de novos resultados.
Inovação não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma garantia de sobrevivência de mercado e competitividade das organizações. A inovação deve ser parte do dia a dia das empresas.