Esta semana a capital nacional da gastronomia típica italiana e capital mundial da Polenta vive o clima da décima quinta edição da festa da gastronomia. Uma vasta programação cultural, shows e gastronomia vão reunir milhares de neovenezianos e turistas dos quatros cantos do meu Brasil varonil. O desfile de domingo de manhã intitulado de “saga dos valentes” é ponto cultural que identifica com na nossa realidade histórica, e o remanescente étnico que se preserva.

Outro atrativo da festa é o desfile  “Carnavale di Venezia” que foi introduzido como atrativo turístico e por sinal muito venerado, atraindo muitos turistas pela magia das mascaras e dos trajes que remonta a burguesia europeia no período que mais de noventa por cento da população fazia parte da pobreza, entre eles, os nossos valentes imigrantes italianos que conseguiram “fugir” da miséria.

Em poucas palavras; não faz parte da nossa verdadeira identidade cultural, mas, brilha nos olhos de quem pra cá. Mas, agora o clima é de festa. O registro fotográfico é uma gentileza do amigo José Luiz Ronconi. “Benvegnù a Nova Venesia!!!”

ADIO ZECA BONGIOLO


Faleceu na manhã da última segunda-feira, 17 aos 74 anos, o senhor José Bongiolo carinhosamente conhecido por Zéca. Ele vai deixar saudades, foi um homem de bem que fez história em Nova Veneza, pela grande coordenação em vários segmentos neovenezianos: Comércio, esporte, social, religioso, gastronomia, Metropolitano Clube, fundador da associação SERV e outros.

Zéca deixa a esposa Marlene, os filhos: Brígida, Kelly, Fernando e Vinícius e um forte legado de parentes e amigos. Seus filhos são proprietários do Restaurante Bodega Do Zéca. Condolências aos familiares, parentes e amigos como Eu. PAX

E GÀ VEGNESTI PAR DE CUÀ


Nesta quinta feira o poder legislativo da capital mundial da polenta da o titulo de cidadão honorário para nove pessoas. Gratidão é o dos mais nobres elogios que se pode dar a um cidadão de bem. Os “meritati” são: Antônio Mazzucco, Isauro Kircner, Reladino José Busarello, Renato Pieri, Ronaldo Benedet, Valdecida Silveira Mandelli, Paulo Roberto Da Costa Nunes e Alberto Ranacoski, o Betão. Os dois últimos (foto) fazem parte da Confraria neoveneziana Pan & Vin. “Conplimenti a tuti quanti!!!”

DOMINUS, EL NOVO RISTORANTE


Neste sábado a rota gastronômica ganha mais um restaurante que vai impressionar pelo magnífico projeto arquitetônico e decorativo da renomada arquiteta Ana Paula Ronchi que seus traços agregam valores da nossa cultura, e está ajudando a transformar vários ambientes de Nova Veneza em requintes espaços comerciais e públicos.

O novo restaurante batizado de “Dominus Churrascaria” por este Bauco que, do Latim Dominus significa “senhor ou mestre”. Localizado apenas quatrocentos metros do centro da capital mundial da Polenta, de fronte ao hotel Germânia, e tem capacidade de 220 pessoas, a principio abrirá somente aos sábados e domingos, tendo carnes e massas como o carro chefe do menu. O empreendimento é da família Kirchner e Pasetto proprietários do Petrus, e será administrado pelos irmãos Eduardo e Paula Kirchner. “Un bel posto da’ndar magnar!!!”

BELA  DECORASION


Em ritmo de festa da gastronomia alguns comércios entraram no espírito do que está acontecendo neste final de semana em Nova Veneza. Na Rua dos Imigrantes na área central está a Hilka Malhas que todos os anos decoram a frente da loja com um banco e personagens do carnavale di Venezia e servem gentilmente petiscos e vinhos para os que passam na rua, tornando um atrativo turístico e fotográfico para os turistas.

No meu ver todos os comércios, empresas e outros segmentos deveriam retratar a nossa historias nestes dias em suas vitrines e outros locais que circulam pessoas. “Conplementi!!!”