Orai e vigiai

Um sinal característico da evolução de uma sociedade é a capacidade de absorver as mais diversas correntes de pensamento, sejam religiosos, filosóficos e políticos. Quando todos são respeitados e podem expressar abertamente seus conceitos todos ganham e aquela velha máxima de que “da discussão nasce a Luz “é por demais verdadeira.

Assim é muito bom ver em Nova Veneza tantas vertentes religiosas em nosso meio como católicos, evangélicos, Testemunhas de Jeová e tantos outros.  A Doutrina Espírita que conta com muitos adeptos por aqui também se manifesta publicamente através de um grupo de estudo e da realização de palestras regularmente.

Na noite desta segunda-feira será a vez da palestra “Orai e Vigiai “ proferida pela amiga  Graciela Macarini. O evento será realizado nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e será gratuito. Graci discorrerá sobre a importância da influência espiritual no dia a dia das pessoas na luz dos ensinamentos de Cristo.

É interessante notar que a Doutrina Espírita, também conhecida como Kardecismo, tem três aspectos fundamentais: religioso, filosófico e cientifico além de se valer de dois postulados básicos que são: “nascer, viver, morrer, tornar a nascer…progredir sempre… tal é a lei “e “ fora  da caridade não há salvação“. Fica aqui o convite para todos que queiram conhecer melhor a doutrina e absorver uma grande quantidade de energias positivas. Que assim seja!

LARM  2016   –  Caravaggio vence e o Metro perde!

Prosseguiu no último sábado a edição 2016 do Campeonato Regional da LARM-2016. O Caravaggio alcançou importante vitória ao vencer o Meleiro fora de casa por 1 X 0, gol de Beto Cachoeira aos 42 minutos do segundo tempo, cobrando penalidade máxima.

Já o Metropolitano foi até a vizinha Mãe Luzia e para alegria do cabeludo Dé Girardi, foi derrotado por 3 X 0 num placar adverso que não sofria a muuuuuito tempo.  Marcaram par o alvi-verde:  Gelinho (ele de novo), Caciano e Hudson.  Já no sub-18 o Caravaggio venceu por 3 X 1 e o Metro fez  5 X 0.  No próximo final de semana, no Sábado o Caravaggio recebe o Araranguá e no domingo o Metropolitano buscará a reabilitação contra o Meleiro.

 Ensino fundamental e médio no sesi-simec

Na parceria entre SESI (Serviço Social da Indústria) e SIMEC(Sindicato das Indústria  Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio) muitas iniciativas interessantes são realizadas para o trabalhador e para a comunidade.

Além do cuidado especial com a saúde das pessoas temos naquele belo e funcional local também cursos visando a educação de jovens e adultos na modalidade de ensino a distância com aulas presenciais apenas uma vez por semana. Os interessados podem contactar com Regina Rabelo, Mobilizadora Educacional (fones: 34 31 98 90  e 84 08 93 33 ) para maiores detalhes. Boa oportunidade para quem quer estudar  !

Muay thai solidário

Em meio a prática saudável de uma modalidade esportiva que alia o condicionamento do corpo com o condicionamento da mente como o Muay thai temos em Nova Veneza um projeto comunitário dos mais louváveis. Trata-se do Felipe Team Muay thai coordenado pelo jovem Felipe Dias Araújo que após graduar-se na faixa azul e branca decidiu ministrar aulas da modalidade na própria garagem de sua residência no Bairro Eliza e conta agora com 50 alunos entre jovens e crianças que contribuem com 2 k d alimentos mensalmente e que são repassados a pessoas carentes.  Eis ai uma iniciativa muito válida e que merece de parte de nosso poder público uma olhada carinhosa, quem sabe com o estabelecimento de uma proveitosa parceria.

Dica da semana

Nas brumas do século XI em plena Idade Média a religião católica era figura onipresente na vida das pessoas da antiga Itália e o poder desta instituição era imenso, tanto espiritual como material . Neste cenário, na região de Assis, Francisco surgiu como uma figura destinada a mudar a maneira de ver os ensinamentos de Cristo e dedicou-se de corpo e alma aos pobres e desassistidos além de ter uma visão mística apurada e integrada com a natureza e os animais.

No livro A Conspiração Franciscana de John Sack temos uma narrativa fascinante dos anos  que se seguiram a morte do santo e a luta dentro da ordem religiosa fundada por  ele onde de um lado estavam os frades que buscavam o poder e a glória terrena e de outro aqueles que buscavam preservar os  ensinamentos e a pureza de São Francisco de Assis. Tudo isso recheado com uma descrição detalhada do cotidiano e personagens incríveis.  Boa leitura!