Carlos Cypriano João

Onde encontrar monóxido de carbono – CO

Nos últimos dias temos escutado e visto pessoas falando sobre a tragédia em Santiago no Chile, onde uma família agora de forma oficial, foi acometida de intoxicação por monóxido de carbono – CO, o que os levou a óbito. Lá e naquele dia estavam usando um aquecedor a gás (GLP ou GN) o qual em seu interior havia chama controlada e por razões ainda desconhecidas liberou em certa quantia o gás em questão.

Se inalado, toma o lugar do oxigênio, impedindo oxigenação do sangue quando da passagem deste pelos pulmões, conduzindo a asfixia (sem respiração). A exposição a toxidade por um tempo maior pode evoluir à morte. Aí pode surgir a pergunta: se não têm cheiro e é invisível, como posso me antecipar para não ser surpreendido e sofrer as consequências já citadas?

Simples! O monóxido de carbono está presente acima do fogo. No fogão a gás, fogão a lenha, lareira, aquecedores, etc. Então se você estiver dentro de uma casa toda fechada, e a casa ter algum fogo controlado em andamento como dito acima, este mesmo fogo estará competindo contigo pelo ar respirável. Isto é, o CO estará presente em concentração menor ou maior.

Crédito: Gizélia Ramos

Podemos encontrar também o CO nos incêndios em edificações ou veículos de transporte, alí estará misturado com fumaça, e neste caso, onde há fumaça, há monóxido de carbono! Encontraremos ainda saindo pelas descargas de caminhões, carros, ônibus, motocicletas, geradores a combustão, etc.

Ao longo dos meus 30 anos de caserna, tive o desprazer em atender ocorrências onde o pivô destas foi o monóxido de carbono. Mas uma vou dividir com vocês, foi assim: a pessoa colocou o carro na garagem e a fechou, não desligou o motor, havia uma só saída aberta que seguia para a varanda. A concentração do gás aumentou de forma considerável e os familiares encontraram a vítima desacordada, sentada no banco do motorista com o carro ligado. Quando chegamos, constatamos que já havia partido desta para uma melhor.

Mediante a todo esse circuito cabuloso a ideia é efetuar manutenção preventiva e se necessário corretiva nos equipamentos, verificar as entradas de gás e a qualidade na queima no caso dos aquecedores, e no nosso caso em especial aqui de nossa região as chaminés, elas devem estar livres e desimpedidas de qualquer obstrução. Desta forma o bom caminho da fumaça junto com o monóxido de carbono – CO é para fora de casa e não para dentro.

Nos equipamentos manutenção e nos ambientes ventilação!!

Palestras: (48) 99172-9433

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.