Não é de hoje que as panturrilhas são consideradas uma espécie de “segundo coração” do nosso corpo. É por meio da contração e do relaxamento dos músculos da panturrilha que o sangue é bombeado de volta para o coração com uma maior eficiência.

A panturrilha está situada na parte posterior da perna, tendo como seus principais músculos o gastrocnêmio e o sóleo. Músculos estes que, fazem com que o sangue retorne contra a gravidade em direção ao coração, além disso, possuem grande responsabilidade na postura e equilíbrio humano.

Uma vida sedentária e falta de exercícios regulares enfraquecem a nossa circulação e levam ao aparecimento de problemas circulatórios.

O fortalecimento muscular específico, alongamentos e melhora do condicionamento desses músculos da panturrilha auxiliam no tratamento e diminuem as chances de problemas circulatórios futuros.

Opções de exercícios físicos como musculação, pilates, treinamento funcional, caminhadas, corridas, andar de bicicleta, possuem grande contribuição para processos de fortalecimento muscular e melhora de fluxo sanguíneo.

Na dúvida, busque orientação profissional, comece com movimentos simples e mantenha regularidade para que tudo funcione como o esperado.

Grande abraço!