O desenvolvimento do 5G é visto como uma revolução para a indústria tecnológica. O aumento da velocidade das conexões é um dos principais atributos da nova geração de internet móvel. Mas quais são as mudanças que essa novidade pode efetivamente gerar?
Em diversos países, o sinal vem proporcionando uma experiência de internet mais veloz, impactando positivamente diversas áreas dos setores público e privado. No Brasil, também se espera que a chegada do 5G permita uma maior inserção da internet no cotidiano da população.
O que é o 5G e o que muda com o novo sinal
O 5G é a nova geração de internet móvel, que permite maiores taxas de transferência de dados e mais conexões simultâneas. Isso é possível graças à velocidade do sinal – centenas de vezes superior à quarta geração, o 4G. Logo, é possível processar dados e acessar a internet de maneira mais veloz.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a implementação do sinal deve auxiliar as operações das áreas de telemedicina, educação à distância e automação industrial e agrícola. A Anatel também afirma que a tecnologia 5G permitirá que um milhão de dispositivos se conectem a cada quilômetro quadrado. Na prática, os brasileiros com aparelhos aptos ao 5G terão uma cobertura de sinal mais eficiente e estável.
O que as inovações dizem sobre a sua idade tecnológica
Em termos de conexão às redes móveis, a tecnologia deve seguir avançando rapidamente. Se você é do tempo da internet discada, talvez tenha curiosidade em entender o quanto o uso de dispositivos impacta o seu conhecimento sobre a internet.
Fazendo um teste, é possível descobrir qual é a sua idade tecnológica, que pode ser calculada com base em informações tais como o seu conhecimento e uso da tecnologia – dispositivos utilizados, redes sociais das quais faz parte etc. O cálculo é baseado em estatísticas coletadas a partir da análise do uso da internet entre diferentes faixas etárias. Dessa forma é possível descobrir que existe uma série de comportamentos comuns a determinadas gerações – a geração Z, por exemplo, passa muito do seu tempo online e entende de temas tais como a segurança digital.
A internet 5G no Brasil e no mundo
A nova conexão chegou ao país no início de julho, em Brasília. As operadoras de telefonia devem disponibilizar o sinal 5G nas demais capitais até o dia 29 de setembro. Segundo a Anatel, as próximas cidades a receberem a cobertura serão São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Espera-se que a demanda por soluções 5G tenha um efeito direto na economia – segundo o Ministério da Economia, o mercado 5G deve chegar a R$ 101 bilhões no Brasil.
A Ásia é o continente que possui o novo sistema há mais tempo, tornando-se referência para as demais regiões. A China, por sua vez, é um dos países com mais cidades conectadas ao 5G, ao passo que a Coreia do Sul foi o primeiro país a implementar o sinal de forma comercial.
Os Estados Unidos também estão entre os primeiros a receber a quinta geração de dados móveis, em 2020. Segundo a Statista, plataforma alemã especializada em dados, as Filipinas são o terceiro país com maior disponibilidade de 5G, logo após a China e os Estados Unidos. O Brasil não integra o ranking.
Além de representar uma revolução para o setor de tecnologia, a atualização do sinal terá repercussões diretas na vida da população em geral. Logo, é importante acompanhar as inovações e entender quais são os benefícios desse novo sistema tecnológico no seu cotidiano.