Este é o segundo texto da série e ele serve para ajudar quem quer fazer uma trilha pela primeira vez. É muito comum ver pessoas totalmente despreparadas em trilhas pela região. Não estou me referindo apenas a preparo físico, mas também equipamentos, alimentação e vestimenta. Considerando que é normal na primeira trilha cometermos vários erros que influenciarão diretamente no nosso desempenho físico e no conforto, tornando a sua aventura um pesadelo.

Para quem nunca fez uma trilha, é muito difícil saber o que levar e como se preparar para tal. Por essa razão vou passar uma lista de equipamentos básicos, mas que são indispensáveis para o mínimo de segurança e conforto.

Acerca do vestuário, é importante considerar:

  • Calça;
  • Camisa;
  • Jaqueta Corta vento impermeável;
  • Boné/Chapéu;
  • Bota/Tênis de caminhada;
  • Meia;
  • Toalha.

Obs: É muito importante levar uma capa de chuva, mas, em todo caso, dá de usar o corta vento. Fica a critério levar agasalho ou não, vai depender se a região é fria. Sempre lembrando de levar o menor peso possível. Ademais, é importantíssimo levar uma troca de roupa extra para a noite, como camisa, calça, roupa íntima e meia.

Quanto aos equipamentos, é válido lembrar dos seguintes apetrechos para a sua trilha:

  • Mochila de qualidade de, no mínimo, 50 litros (não precisa ser uma mochila cargueira);
  • Isolante térmico aluminizado;
  • Saco de dormir ou manta;
  • Barraca;
  • Faca média de qualidade;
  • Isqueiro;
  • Álcool;
  • Garrafa da água (a litragem vai depender do local onde será a trilha e se tem água ou não);
  • Remédios para dor muscular, curativos;
  • Lanterna, com pilhas reservas.
  • É importante também lembrar de recipiente de alumínio, que pode ser usado como panela, copo e prato.
  • Talheres;
  • Itens de Higiene.
  • Escova de dente;
  • Papel higiênico ou lenço umedecido;
  • Desodorante;
  • Sabonete;
  • Pasta de dente;
  • Protetor solar e repelente.

Obs: Tudo isso não precisa ser em grande quantidade, não leve os produtos em suas embalagens originais. Leve só o que for usar, calculando os dias.

Por fim, considerando a alimentação, deve levar:

  • Proteínas como barras de cereal
  • Algum tipo de chocolate para equilibrar a glicose
  • Café Solúvel
  • Açúcar
  • Sal
  • Leite em pó

OBS: Neste caso, usei-me como exemplo, mas a comida é muito pessoal, e por isso, deve levar de acordo com gosto e quantidade.

Lembrando que está lista é de apenas itens básicos, ou seja, o mínimo que aventureiro de primeira viagem tem que ter para não passar tanto trabalho na trilha.