O que faz de Nova Veneza um pedaço da Itália no Brasil

Veneza é uma das cidades mais famosas do mundo por seu aspecto peculiar envolvendo muita água que cerca e preenche a capital de Vêneto, na Itália. Rica em cultura e história, ela tem um pedacinho aqui no Brasil, mais especificamente em Santa Catarina, na cidade de Nova Veneza.

Mas, calma! Não ache que no sul do país seja possível ter a experiência de navegar pela cidade nas tão adoradas gondôlas italianas. Inspirada na Veneza europeia, nosso município catarinense realizou o desenvolvimento de um trabalho muito sério de conservação e preservação que mostram o porquê a região recebe esse nome mesmo sem água para todo lado.

Nova Veneza foi construída em 1891 por cerca de 400 famílias que chegaram ao Brasil vindo da região de Vêneto, na Itália. Em mais de um século, a cidade resistiu às mudanças e manteve suas raízes, por isso, muito da tradição é viva até hoje por aqui. Com o espírito acolhedor das famílias italianas, o lugar é um reduto cultural tão grande que até o dialeto vêneto ainda é ouvido pelas ruas.

Arquitetura

Dá para ver nas construções de Nova Veneza que a inspiração italiana é uma marca da cidade. Assim como na irmã europeia, o município catarinense apresenta muitas praças e igrejas, todas elas muito bem cuidadas e cheias de detalhes. Aliás, um dos passeios mais legais a se fazer por aqui é visitar cada uma dessas praças e aproveitar a paisagem e a calmaria que cercam esses locais.

É muito legal ver as referências que Nova Veneza faz à Veneza, como os arcos romanos que remetem à Praça de São Marcos, um dos principais pontos turísticos da cidade italiana. 

História

A história de Nova Veneza está espalhada por todos os lados da cidade. Em cada casa, igreja e praça há um pouco do que faz o local ser o que é hoje, mas ainda tem muito mais para ver. Um passeio pelo passado acontece no Museu do Imigrante, que conta com acervo dos colonizadores e de suas gerações remontando a construção e o desenvolvimento daqui.

O Palazzo delle Acque também é ponto importante da cidade. Funciona como um local de eventos, entre eles, alguns bem famosos que resgatam a tradição de Veneza. Apresentações artísticas e baile de máscaras são imperdíveis para quem visita Nova Veneza.

Gastronomia

Nova Veneza é uma cidade interiorana e isso faz com que a culinária receba forte influência no dia a dia da população, mas isso não impede que as receitas de massas vindas da Itália permaneçam vivas – e essa mistura trouxe uma riqueza enorme às cozinhas.

As massas artesanais são o grande charme de Nova Veneza, remetendo à coirmã da Europa, e são encontradas em cantinas rústicas e em trattorias mais chiques. Outro ponto forte são os rótulos de vinho que deixam os almoços e jantares ainda mais gostosos.

E qual sobremesa italiana não pode faltar em uma cidade que é referência nesta cultura? O gelatto, é claro. Isso tudo sem esquecer dos típicos doces brasileiros preparados todos os dias que dão água na boca.

O clima de amor

Veneza é conhecida por ser a cidade dos apaixonados, com a Ponte de Rialto uma das muitas no mundo onde namorados eternizam o amor através de cadeados. Isso não poderia faltar em Nova Veneza, que conta com uma construção que faz alusão ao ponto turístico italiano.

Por ser um lugar muito charmoso e aconchegante, Nova Veneza é uma cidade que recebe milhares de casais que buscam uma viagem romântica para curtir um tempo a sós. Os restaurantes, os passeios, as hospedagens e o clima nas ruas fazem deste um dos principais lugares de Santa Catarina para passar a dois.

O que fazer em Nova Veneza?

A cidade turística tem muitas coisas para aproveitar durante a estadia. A seguir, confira uma lista do que pode ser feito em Nova Veneza:

  • Visitar igrejas históricas
  • Comer massas verdadeiramente italianas
  • Tomar bons vinhos
  • Passar tempo nas várias praças da cidade
  • Conhecer cidades vizinhas
  • Assistir à eventos culturais
  • Conhecer o Museu do Imigrante

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!