De modo bem direto: as opções binárias são negociações por meio das quais os investidores fazem “previsões” em relação a um ativo, ou seja, se o preço desse ativo baixará ou subirá. Em outras palavras, é um tipo de operação de elevado risco, pois o dinheiro que colocamos na negociação estará sujeito a algo bastante típico desse mercado: a volatilidade.
Esse tipo de negociação financeira requer uma boa quantidade de conhecimentos sobre a dinâmica das variações dos preços, e de quais estratégias podem ser utilizadas para negociar. Caso contrário, o investidor, sobretudo se for inexperiente, não terá o sucesso almejado.
Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração pelos investidores para que tenham êxito negociando opções binárias. Um desses fatores são, como dissemos, as estratégias que os investidores podem utilizar para maximizar suas possibilidades de ganhos com as opções binárias. Ficar atento à terminologia empregada é outro ponto bem relevante. Por último, mas não menos importante, é preciso estar de olho nas ferramentas disponibilizadas pelas corretoras que oferecem acesso a esse mercado.
Sobre as estratégias para negociar opções binárias
Ao negociar opções binárias, o conhecimento de algumas estratégias de negociação é indispensável. Ao conhecê-las, o investidor poderá, por exemplo, fazer uma leitura mais precisa dos gráficos a fim de fazer uma negociação mais acertada, seja por uma subida do preço de um ativo, ou pela descida do preço desse ativo.
Entre as estratégias mais utilizadas pelos investidores que negociam opções binárias, estão a Estratégia de Tendências, a Estratégia de Velas, a Estratégia Arco-íris, e a de Índice de Fluxo de Dinheiro. Todas essas estratégias, para que possam ser bem aproveitadas, dependem, acima de tudo, de uma leitura acertadamente técnica dos gráficos das plataformas de negociação.
A fim de conhecer melhor essas estratégias, vale a pena consultar os materiais educativos disponibilizados pelas melhores corretoras internacionais. Caso esses materiais não sejam encontrados rapidamente, vale a pena entrar em contato com o suporte.
Por que é importante conhecer a terminologia usada para as opções binárias?
O conhecimento das estratégias de negociação está bastante ligado ao conhecimento da terminologia usada para as opções binárias. Termos como “opção de compra” (e de “venda”), “valor fixo de lucro”, “tempo de expiração” e “preço de exercício” devem estar no dicionário de quem negocia opções binárias.
Entrar nesse mercado sem saber o nome dos termos mais usados nesse tipo de negociação está longe de ser uma boa ideia. Portanto, tal como dito anteriormente, é importante verificar junto à corretora escolhida a disponibilidade de materiais que ensinem o significado desses termos.
Que fatores decidem a escolha de uma corretora de opções binárias?
Antes de mais nada, é preciso mencionar que, atualmente, no Brasil, não há corretoras de opções binárias regulamentadas pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Dito de outra forma, as únicas corretoras que oferecem acesso a esse mercado estão em outros países.
A partir do alerta acima, já podemos prosseguir para a escolha. Decidir por uma corretora ou outra é como decidir por um ou outro banco. O que cada um tem a nos oferecer? Quais são as possíveis desvantagens?
Assim, em nossa lista de corretoras, devemos avaliar os seguintes fatores:
- Qual é o valor do depósito mínimo?
- A plataforma tem suporte no idioma do Brasil?
- A porcentagem do retorno é atraente?
- O suporte ao cliente tem boas avaliações? Você pode fazer o teste, por exemplo.
- Qual é o tempo para fazermos retiradas?
- A plataforma tem uso amigável para o investidor?
- Por último: é oferecida uma conta demonstrativa?
A importância de praticar em uma conta demonstrativa
O conhecimento do significado dos termos e das estratégias de negociação é um grande passo para o sucesso com opções binárias. Entretanto, não é recomendável permanecer na teoria. Nesse sentido, passar um tempo praticando negociações por meio de uma conta demonstrativa dá mais uma vantagem para o investidor, especialmente se for um iniciante.
Por meio de uma conta demonstrativa, passamos a saber como funciona a plataforma de negociação, antes de negociarmos para valer. É como uma sessão de treinos antes da partida oficial. Sem esses treinos, as chances de erro e de derrota são maiores. Assim, é altamente desejável que a corretora de sua escolha disponibilize uma conta demonstrativa.